Utilização de óleos vegetais ozonizados na inativação in vitro de Candida tropicalis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0003

Palavras-chave:

Antifúngicos, Plantas medicinais, Ozônio, Sinergismo

Resumo

Os óleos vegetais ozonizados tem uma ampla gama de efeitos antimicrobianos, são eficazes na terapéuticas antifíngicas, antibacterianas e antivirais. Neste contexto objetivou-se nesta pesquisa avaliar a eficácia de óleos vegetais ozonizados e in natura na inativação in vitro de Candida tropicalis ATCC 4563. Para analisar a atividade antifúngica foram utilizados óleos vegetais de coco, de dendê, girassol, de oliva e de pequi, todos na forma in natura e ozonizados em concentrações que variaram de 0,32% a 100%. Foi determinada a concentração inibitória mínima pelo método de microdiluição em placa, posteriormente foram avaliadas a concentração fungicida mínima e a cinética fungicida dos óleos. Os resultados evidenciaram atividade antifúngica em todos os óleos, no entanto os óleos in natura de dendê, girassol e coco apresentaram concentrações inibitórias e fungicidas mínimas superiores aos óleos ozonizados, enquanto que os de oliva e de pequi não apresentaram diferenças. Em relação a capacidade de redução das unidades formadoras de colônias em função do tempo verificou-se que os óleos de oliva e de pequi, ozonizados e in natura foram mais eficazes. Pelos resultados os óleos vegetais apontam a possibilidade de utilização na terapêutica de Candida tropicalis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Barbosa Gimenez, Universidade Brasil

Possui mestrado em Ciências Ambientais (2022); Pós-Graduação em Terapia Intensiva; Graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2009). Atualmente é docente da Universidade Brasil. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem. 

 

Andressa Barbosa Gimenez, Fundação Educacional de Fernandópolis

Biomédica Graduada na Fundação Educacional de Fernandópolis/SP (FEF), Pós Graduada em Biomedicina Estética junto a Escola de ultra-sonografia de Ribeirão Preto/SP (FATESA). Biomédica com habilitação em análises clínicas, patologia clínica e biomedicina estética pelo CRBM 1º. Desde o início da minha graduação, atuei em análises clínicas, e pesquisa científica. Posteriormente, desenvolvi bons resultados na docência e treinamentos de equipes na esfera pública e privada. Em 2021 voltei meus olhos para Biomedicina Estética, especializada e pós graduada em procedimentos invasivos injetáveis aplicados à Biomedicina Estética, e atividades de ensino. Com expertise em injetáveis faciais e corporais atualmente, desenvolvo trabalhos com injetáveis em clinicas de estéticas. com Capacidade de atuação, competente e dedicada ao trabalho. Coloco-me a disposição para eventuais contatos . CONTATO: 17 997344989, EMAIL: andressagimenez2010@hotmail.com

Roberto Andreani Junior, Universidade Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1983), Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Brasil de Fernandópolis-SP e da Fundação Educacional de Fernandópolis ( FEF). Tem experiência na área de Agronomia atuando nas áreas de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Produção de Hortaliças, Silvicultura e Manejo Florestal com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas de Mata ciliar. Ministra aulas de Silvicultura e Manejo Florestal, Biologia e Controle de Plantas Daninhas e de Olericultura e Plantas Medicinais no curso de Agronomia da Universidade Brasil. Ministra aulas de Geologia Geral no curso de Biologia e de Mineralogia no curso de Química da FEF. É Professor Titular do Curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais "Strictu Sensu" da UNIVERSIDADE BRASIL onde ministra as disciplinas de Recuperação Vegetal de Áreas Degradadas e de Biodiversidade, Paisagismo e Urbanização.

Gisele Herbst Vazquez, Universidade Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela USP/Piracicaba (1986), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela mesma instituição (1995) e doutorado em Agronomia (Produção e Tecnologia de Sementes) pela UNESP/Jaboticabal (2005). Professora titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em CIÊNCIAS AMBIENTAIS e do curso de graduação em Agronomia da UNIVERSIDADE BRASIL, onde ministra disciplinas nas áreas de Biodiversidade, Paisagismo, Sementes e Agricultura desde 1998. É a responsável pelo Laboratório de Análise de Sementes e pela coordenação do Laboratório Central da Universidade Brasil. Em 2007, passou a integrar o Banco de Avaliadores do INEP-BASis. Conselheira titular do CREA/SP de 2012 a 2017, reeleita em 2021 como representante mais votada da Associação do Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo - AEASP. Em 2018 foi agraciada com o Diploma do Mérito pelos relevantes serviços prestados à Agronomia oferecido pelo CREA/SP. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagismo, arborização urbana e meio ambiente; produção e tecnologia de sementes; manejo de culturas agrícolas e biodiversidade.

 

Dora Inés Kozusny Andreani, Universidade Brasil

Bacharel Em Genética - Graduada pela Universidad Nacional de Misiones (1981), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédicae dos cursos de graduação de Medicina e de Medicina Veterinária. Responsável pelo laboratório de Microbiologia da Universidade Brasil. Membro da Comissão de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses da Universidade Brasil. Tem experiência na área Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia de alimentos, Microbiologia Agrícola e Ambiental. Micro-organismos causadores de doenças. Utilização de plantas medicinais e ozônio no controle de micro-organismos. 

Downloads

Publicado

2023-01-08