Utilização de óleos vegetais ozonizados na inativação in vitro de Candida tropicalis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0003Palavras-chave:
Antifúngicos, Plantas medicinais, Ozônio, SinergismoResumo
Os óleos vegetais ozonizados tem uma ampla gama de efeitos antimicrobianos, são eficazes na terapéuticas antifíngicas, antibacterianas e antivirais. Neste contexto objetivou-se nesta pesquisa avaliar a eficácia de óleos vegetais ozonizados e in natura na inativação in vitro de Candida tropicalis ATCC 4563. Para analisar a atividade antifúngica foram utilizados óleos vegetais de coco, de dendê, girassol, de oliva e de pequi, todos na forma in natura e ozonizados em concentrações que variaram de 0,32% a 100%. Foi determinada a concentração inibitória mínima pelo método de microdiluição em placa, posteriormente foram avaliadas a concentração fungicida mínima e a cinética fungicida dos óleos. Os resultados evidenciaram atividade antifúngica em todos os óleos, no entanto os óleos in natura de dendê, girassol e coco apresentaram concentrações inibitórias e fungicidas mínimas superiores aos óleos ozonizados, enquanto que os de oliva e de pequi não apresentaram diferenças. Em relação a capacidade de redução das unidades formadoras de colônias em função do tempo verificou-se que os óleos de oliva e de pequi, ozonizados e in natura foram mais eficazes. Pelos resultados os óleos vegetais apontam a possibilidade de utilização na terapêutica de Candida tropicalis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.