Uma revisão com análise bibliométrica dos desafios governança e sustentabilidade em bacias hidrográficas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0021Palavras-chave:
Governança, Bacia Hidrográfica, Gestão de Recursos HídricosResumo
Devido à complexidade hidrológica e socioeconômica do uso da água nas bacias hidrográficas e até mesmo nas sub-bacias, é um desafio considerável gerir os recursos hídricos de forma eficiente, equitativa e sustentável. Dessa forma, este artigo apresenta uma revisão com análise bibliométrica das pesquisas sobre o assunto, realizada na base de dados Web of Science, para identificar suas principais características, evolução, desafios e potenciais tendências de análises. Focando nos desafios de promover a governança em bacias hidrográficas, mediante a revisão bibliométrica, pode-se observar a buscas por técnicas que buscam a sustentabilidade. Os resultados indicam que 228 publicações são aptas a inclusão do repositório da pesquisa, sendo que a primeira publicação foi realizada em 2003 e em 2015 houve a expansão de publicações neste tema. Muitas dessas publicações encontram-se em revista com alto Fator de impacto. Contudo, os maiores desafios encontrados foram em relação às políticas públicas implementadas, as dificuldades para a participação social, o melhoramento dos sistemas de informações, a implementação da cobrança pelo uso da água.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.