Modelo de indicadores de governança e resiliência socioecológica: contributos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0015

Palavras-chave:

Governança, Indicadores de sustentabilidade, Resiliência socioecológica

Resumo

A complexidade e a pressão por constantes mudanças técnicas nos cenários ambientes, sociais e político-organizacionais têm impulsionado o poder público, a iniciativa privada e a academia a desenvolverem e adotarem novas práticas de governança dos recursos ambientais, por meio da implementação de novas tecnologias, ao exemplo do desenvolvimento, implementação e análise de indicadores voltados aos mais diversos contextos. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo propor um modelo com indicadores de sustentabilidade voltados a governança e a resiliência socioecológica, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir da integração, adaptação e consolidação dos modelos de Hanai (2009); o PCS (2017); e o SEPLS (2013). Em termos metodológicos, a pesquisa é do tipo exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, realizada por meio pesquisa bibliográfica. Como sugestão de análise de dados para consolidação dos resultados, indica-se a análise do nível de governança e resiliência socioecológica, por meio das notas atribuídas aos indicadores (em forma de índices) pelos atores sociais, bem como dos percentis das dimensões. Para tanto, o estudo sugere a utilização do método de construção de índices estabelecido por Ferreira et al. (2012). O principal resultado da pesquisa é a proposta de um novo modelo com indicadores de sustentabilidade para avaliação da governança e da resiliência socioecológica, para o poder público, a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e o Trade turístico, de forma a contribuir para o alcance dos ODS, bem como na promoção de políticas, planos, programas e projetos voltados ao uso, preservação, manutenção e conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Cavalcanti Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PPGRN) do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Administração de Empresas pela UFCG. Participa como pesquisadora em Grupos de Estudos em Geoecologia e Planejamento Territorial (Geoplan / UFS / CNPq); e Grupo de Estudos e Pesquisas em Indicadores de Sustentabilidade (GEPIS / UFCG / CNPq) e atuou como Assistente de Ensino no Curso de Jogos Digitais do Bacharelado em Ciências da Computação na UFCG e participou do Projeto de Pesquisa e Extensão "ClipCult" do Contrato UFCG / FAPESQ / Ministério das Comunicações n 008/2013. Atualmente, tem desenvolvido pesquisas na área de administração, inovação e tecnologia, sustentabilidade, cidades sustentáveis, políticas públicas, gestão pública e indicadores de sustentabilidade em espaços geográficos municipais urbanos e rurais, planejamento e ordenamento territorial, governança e resiliência socioecológica, empreendedorismo, turismo, cultura, diversidade humana e gênero, entre outras.

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Engenharia Ambiental da UFS. Realizou estágio de Pós-doutorado em Geografia Física (Biogeografia/Planejamento Ambiental) pelo CERES/UFRN (2019) e Estágio Sênior em Geografia Física (Biogeography) pela ESESS/The University of Queensland, Austrália (2010), tendo sido bolsista do CNPq. Doutora em Desenvolvimento Sustentável/Gestão Ambiental (UnB - 2003) com estágio doutoral Grupo SLIF da Universidade de Lisboa, Portugal (2000) com bolsa da CAPES. Coordenadora do PPGEO ( Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFS - 2021-2023). Membro da COMPIBIC (2021-2023), Área de Ciências Exatas. Exerceu, na gestão universitária, entre outros, os cargos de Assessoria Técnica (1995-97), Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (2004), Coordenadora de Projeto de Extensão ( Área Temática Meio Ambiente - 2005-2009),Coordenadora do PRODEMA/UFS (2006-2008), Coordenadora Geral do PIBID/UFS (2009), Conselheira (CECH, CCET e CPPD vv. aa.), Vice-Presidente da CPPD (2016-2018) e Chefe de Departamento (2020). Publicou, até o presente, mais de 180 artigos em periódicos especializados, 16 livros e 111 capítulos de livros. Membro do Conselho Editorial de periódicos científicos e revisora de numerosos periódicos científicos internacionais e nacionais. Até o momento, concluiu as orientações de 34 alunos de Iniciação Científica, 14 orientações de extensão e de cooperação internacional, 18 TCC, 08 Monografias de Pós-Graduação Lato Sensu, 35 Dissertações de Mestrado, 27 Teses de Doutorado e 07 Supervisões de Pós-Docs vinculadas a cursos de Graduação, Especialização e aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). Líder do Grupo de Pesquisas em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq/UFS) . Integra a Rede de Monitoramento de Hábitats Bentônicos (ReBentos/GT MM) vinculada à Rede Clima/MCT e a Rede de Meio Ambiente da América Latina (REIMA). Atua em Geografia Física, com ênfase em Biogeografia e Ciências Ambientais, nos temas: Biomonitoramento/Fitoindicação, Mudanças Ambientais, Avaliação do Meio Biofísico, Drylands, Mangrove; Conflitos/Riscos Ambientais.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente