Modelo de indicadores de governança e resiliência socioecológica: contributos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0015Palavras-chave:
Governança, Indicadores de sustentabilidade, Resiliência socioecológicaResumo
A complexidade e a pressão por constantes mudanças técnicas nos cenários ambientes, sociais e político-organizacionais têm impulsionado o poder público, a iniciativa privada e a academia a desenvolverem e adotarem novas práticas de governança dos recursos ambientais, por meio da implementação de novas tecnologias, ao exemplo do desenvolvimento, implementação e análise de indicadores voltados aos mais diversos contextos. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo propor um modelo com indicadores de sustentabilidade voltados a governança e a resiliência socioecológica, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir da integração, adaptação e consolidação dos modelos de Hanai (2009); o PCS (2017); e o SEPLS (2013). Em termos metodológicos, a pesquisa é do tipo exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, realizada por meio pesquisa bibliográfica. Como sugestão de análise de dados para consolidação dos resultados, indica-se a análise do nível de governança e resiliência socioecológica, por meio das notas atribuídas aos indicadores (em forma de índices) pelos atores sociais, bem como dos percentis das dimensões. Para tanto, o estudo sugere a utilização do método de construção de índices estabelecido por Ferreira et al. (2012). O principal resultado da pesquisa é a proposta de um novo modelo com indicadores de sustentabilidade para avaliação da governança e da resiliência socioecológica, para o poder público, a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e o Trade turístico, de forma a contribuir para o alcance dos ODS, bem como na promoção de políticas, planos, programas e projetos voltados ao uso, preservação, manutenção e conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.