Proposição do índice de qualidade da água subterrânea Para irrigação em ambiente rural, amazônia oriental, Brasil
Proposição do índice de qualidade da água subterrânea Para irrigação em ambiente rural, amazônia oriental, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0013Palavras-chave:
Agricultura, metais pesados, qualidade da água, salinidadeResumo
A pesquisa propõe à implementação do Índice de Qualidade da Água para Irrigação a partir de uma fonte subterrânea, a fim de avaliar a qualidade da microbacia do Rio Apéu em área rural. Coletou-se 88 amostras de água de Set/2018 a Agost/2019 em área rural do município de Castanhal-PA. Para avaliar a qualidade da água utilizou-se a RAS e a CE com valor de referência correspondente a 0,7 dS m-1. As variáveis físico-químicas analisadas foram: pH, OD, STD, CE, SAL, e metais Al, Fe, Ba, K, Ca, Mg, Na, Zn. No mais, determinou-se o IQA para irrigação por meio de uma equação que relaciona o valor padronizado da variável analisada com o número de características avaliadas, onde o método proposto de IQAI permitiu classificar satisfatoriamente a qualidade da água para irrigação. Apesar de terem sido observadas águas de diferentes qualidades, a predominância foi de excelente qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.