Protocolos de germinação e vigor para a avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Joannesia princeps
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0002Palavras-chave:
Boleira, Cutieira, Viabilidade de sementes, Substratos, TetrazólioResumo
A espécie Joannesia princeps Vell. vem se destacando em programas de reflorestamento. A importância da espécie e qualidade de seus coprodutos, somada ao grande potencial para a recuperação de áreas degradadas, torna-se de fundamental importância os estudos dos fatores que afetam a germinação de suas sementes, bem como informações ecofisiológicas para a espécie. Protocolos de avaliação fisiológica de sementes florestais nativas ainda são escassos. Objetivou-se testar protocolos de testes de germinação e vigor, e contribuir para a sua padronização, para avaliação da viabilidade de sementes da espécie. As sementes foram semeadas em bandejas de polietileno em diferentes substratos: vermiculita, areia, areia com giberelina (GA3) e rolo de papel. As sementes foram seccionadas longitudinalmente e extraído completamente o embrião. As sementes e os embriões foram imersos em uma solução de cloreto de 2,3,5 trifenil tetrazólio, nas concentrações de 0,5% e 1,0%, por um período de 4 horas de coloração, com quatro repetições compostas por 25 sementes e mantidas em câmara de germinação tipo BOD, no escuro, por 4 horas a 30ºC. Concomitantemente aos testes de germinação e tetrazólio, realizou-se o teste de emergência em viveiro, seguindo os mesmos procedimentos descritos para o teste de germinação. A areia, com ou sem a utilização do regulador de crescimento, promoveu maior percentual de germinação (44%) e melhor índice de velocidade de germinação. A utilização da concentração de 1,0% de sal de tetrazólio durante 4 horas a 30ºC permitiu coloração uniforme e foi eficiente para avaliação da viabilidade das sementes de J. princeps.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.