Desafios socioeconômicos e socioambientais na aplicação de políticas públicas no município de Ilha Grande - Piauí
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0020Palavras-chave:
Administração Pública, Governo Federal, Delta do Parnaíba, Ineficiência, Comunidade localResumo
Com os avanços socioeconômicos e socioambientais nas últimas décadas no Brasil, é possível observar as transformações advindas de políticas públicas mais direcionadas à realidade do país. Porém, o país ainda apresenta várias dificuldades enfrentadas pela população coletivamente no que diz respeito às demandas socais. Dentro dessa perspectiva, objetivou-se caracterizar os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais do município de Ilha Grande no estado do Piauí. Para tanto, foi realizada uma investigação exploratória, descritiva, documental e bibliográfica, tendo como parâmetro o método indutivo, além da pesquisa de campo com aplicação de 570 formulários junto à população local. Foram identificados diversos problemas socioeconômicos e socioambientais, tais como: o crescimento desordenado do espaço urbano e a falta de infraestrutura adequada ao atendimento de necessidades básicas, situações essas que degradam o meio ambiente, e, ao mesmo tempo, prejudicam a qualidade de vida da população local, como a falta de água quase que diariamente. Além disso, foi verificado que a maioria das receitas orçamentárias são provenientes de fontes externas, sendo que 91,2% destas, especialmente, advêm de auxílios do Governo Federal. Tais condições demonstram a vulnerabilidade e ineficiência socioeconômica do município – uma situação que inviabiliza a aplicação de políticas públicas que atendam, de fato, as necessidades básicas locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.