Atributos químicos do solo sob diferentes usos e coberturas no contexto da agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0003Palavras-chave:
Propriedades químicas do solo, Sistema Agroflorestal, Análise de componentes principaisResumo
A transição de vegetação nativa para sistemas agrícolas de monocultivo e o avanço de áreas degradadas por pastagem na Amazônia impõem desafios, principalmente no que diz respeito à manutenção de condições desejáveis do solo. Portanto, há necessidade de estudos que abordem o entendimento das condições do solo sob seus diferentes usos e coberturas, uma vez que são fundamentais para promover a sustentabilidade ambiental. Assim, este estudo avaliou atributos químicos do solo sob diferentes sistemas (Floresta secundária, Pastagem e SAF), em três profundidades (0-5 cm, 5-10 cm e 10-20 cm), em área de agricultores familiares no Assentamento Abril Vermelho em Santa Bárbara do Pará, PA. Os atributos químicos avaliados foram: pH, cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), potássio (K+), fósforo disponível (P), alumínio trocável (Al3+), acidez potencial (H+Al) e matéria orgânica (MO), e através destes quantificados os valores de soma de bases (SB), saturação por base (V%), saturação por alumínio (m%), capacidade de troca catiônicas (CTC) efetiva e a pH 7. Os dados foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e posteriormente as médias dos atributos foram comparadas por meio do teste de Tukey (SISVAR 5.6). Os resultados foram submetidos à análise multivariada, pela técnica de análise de componentes principais (PCA). Como resultado, obteve-se que a maioria dos atributos químicos do solo diferiram significativamente (p<0,05). O SAF avaliado foi o sistema de uso e cobertura do solo que apresentou maiores médias de pH, Ca2+, Mg2+, SB e V% e menores H+Al, Al3+ e m%. A PCA das variáveis corroborou com os resultados de comparação de médias, mostrando que houve distinção entre os sistemas por cobertura e profundidade avaliadas, sobretudo para SAF, que foi o melhor distinguido dos demais sistemas pelos atributos pH, Ca2+, Mg2+, SB e V%. Demostrando assim, que o SAF juntamente com o manejo aplicado na área proporcionou melhorias na qualidade química do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.