Comparação de tecnologias de desague de lodo com características oleosas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0016Palavras-chave:
Lodo, Tratamento de efluentes, Desaguamento de lodoResumo
O lodo é o principal subproduto gerado em estações de tratamento de efluentes industriais e representa um alto custo para a operação do sistema devido ao grande volume gerado, necessidade de tratamento e destinação final. A escolha da técnica de tratamento está condicionada as características particulares do lodo, que são resultantes do tipo de efluente, do processo de tratamento adotado nas estações e dos produtos químicos utilizados, a partir destas características é possível determinar qual a melhor forma de tratar. Este trabalho teve por objetivo utilizar uma técnica natural, o desaguamento gravitacional com uso de geotêxtil, e uma mecanizada, uma prensa desaguadora em escala piloto para o desaguamento de lodo proveniente de estação de tratamento de efluentes industriais com características oleosas. A pesquisa foi dividida em fases, a primeira foi a escolha da amostra de pesquisa e coleta de dados, na segunda etapa foram definidos, construídos e testados os projetos pilotos e por último avaliou-se os dados obtidos. O desaguamento gravitacional com geotêxtil apresentou resultados satisfatórios, no entanto para a escolha da melhor técnica deve ser levado em conta outros aspectos além da redução de volume, como custo de operação e implantação, área necessária, custo com destinação final, riscos inerentes ao transporte, tempo necessário para o desague e consumo de energia pelo sistema. Ao pontuar e comparar estes critérios a prensa desaguadora apresentou-se mais eficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.