Diagnóstico Hidrossedimentométrico da Sub-bacia Hidrográfica do Rio km 119 no Município de Campo Mourão, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0011Palavras-chave:
Sub-bacia hidrográfica, EUPS, MorfometriaResumo
O presente estudo analisou a sub-bacia do Rio Km 119 no município de Campo Mourão, Estado do Paraná – PR. Foi levantado problemas existentes na área de estudo e fez-se os cálculos das características físicas (morfometria). Analisou-se as proporções do uso do solo e conflitos na sub-bacia que devem ser recuperados levando em conta a legislação ambiental. Aplicou-se o EUPS com auxílio das técnicas de geoprocessamento e por fim realizou-se prognóstico dos problemas e foi proposto soluções. Na literatura foi discutido vários problemas como o aumento da população urbana que acarretou em poluição antrópica e a consequente contaminação na sub-bacia do Rio Km 119 bem como a erosão do solo, a degradação da vegetação ciliar e a ocupação de Área de Preservação Permanente (APP), causando impactos ambientais no local de estudo. Os resultados encontrados permitiram observar os conflitos de uso do solo e a falta de planejamento urbano é um dos problemas que agravam a degradação dos recursos naturais em todo percurso da área de estudo. A agricultura e urbanização vem se expandindo em direção ao rio, diminuindo assim a área de vegetação presente no entorno do corpo hídrico. Uma das alternativas para gerenciar esse conflito é a criação de Unidades de Conservação para promover a fiscalização e monitoramento de forma a buscar o equilíbrio do ecossistema com sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.