Diagnóstico Hidrossedimentométrico da Sub-bacia Hidrográfica do Rio km 119 no Município de Campo Mourão, Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0011

Palavras-chave:

Sub-bacia hidrográfica, EUPS, Morfometria

Resumo

O presente estudo analisou a sub-bacia do Rio Km 119 no município de Campo Mourão, Estado do Paraná – PR. Foi levantado problemas existentes na área de estudo e fez-se os cálculos das características físicas (morfometria). Analisou-se as proporções do uso do solo e conflitos na sub-bacia que devem ser recuperados levando em conta a legislação ambiental. Aplicou-se o EUPS com auxílio das técnicas de geoprocessamento e por fim realizou-se prognóstico dos problemas e foi proposto soluções. Na literatura foi discutido vários problemas como o aumento da população urbana que acarretou em poluição antrópica e a consequente contaminação na sub-bacia do Rio Km 119 bem como a erosão do solo, a degradação da vegetação ciliar e a ocupação de Área de Preservação Permanente (APP), causando impactos ambientais no local de estudo. Os resultados encontrados permitiram observar os conflitos de uso do solo e a falta de planejamento urbano é um dos problemas que agravam a degradação dos recursos naturais em todo percurso da área de estudo. A agricultura e urbanização vem se expandindo em direção ao rio, diminuindo assim a área de vegetação presente no entorno do corpo hídrico. Uma das alternativas para gerenciar esse conflito é a criação de Unidades de Conservação para promover a fiscalização e monitoramento de forma a buscar o equilíbrio do ecossistema com sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristyna Rocha de França, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Atualmente é professora do Município de Campo Mourão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Concluiu os cursos de especialização em Educação Especial - Deficiência Intelectual e Múltiplas Deficiências e em Altas Habilidades e Superdotação. Discente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA. 

Eudes José Arantes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental , com ênfase em Hidráulica e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica computacional, vertedoures em degraus, hidráulica, hidrodinâmica de reatores para tratamento de efluentes, planejamento de recursos hídricos, águas subterrâneas, interação rio e aquífero. Atualmente é professor da Universidade Tecnologica Federal do Paraná - UTFPR e chefe do Departamento Acadêmico de Ambiental e membro representante no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campo Mourão, PR. 

Franciele de Almeida Manari , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pelo CEI - Centro Educacional Integrado; Especialista em Geografia, Meio Ambiente e Ensino (GEOMAE) pela UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pelo UNIFCV - Centro Universitário Cidade Verde e Educação Ambiental pelo UNIFCV - Centro Universitário Cidade Verde; Mestranda em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora da rede pública de ensino no Estado do Paraná para o ensino fundamental, médio e educação para jovens e adultos (EJA). Disciplinas ministradas: ciências, biologia, física, química e matemática.

Rosinei Ruiz de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e graduação em Sociologia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Uilson (2018). Atualmente é professora - COLEGIO ESTADUAL PADRE ANTONIO VIEIRA. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Está cursando pós graduação em mestrado profissional Prof. Água na instituição UTFPR ( Universidade Tecnológica Federal do Paraná-campus de Campo Mourão-Paraná)

André Pellegrini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Agronomia (2003) e em Formação de Professores para Educação Profissional (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado (2006) e doutorado (2013) em Ciência do Solo pela mesma instituição (UFSM). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Dois Vizinhos. Atua da área de Física do Solo e Manejo de Bacias Hidrográficas, nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Também atua como docente permanente no Metrado Profágua ministrando a disciplina "Técnicas, Aspectos qualitativos e sedimentologia fluvial" na-UTFPR Campo Mourão e colaborador no Metrado PPGSIS na UTFPR-Dois Vizinhos com a disciplina de "Hidrologia em agroecosistemas aplicado ao manejo de bacias hidrográficas" 

Nelson Consolin Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1997 - Bolsista CAPES) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP (2003 - Bolsista FAPESP). Realizou 3 Pós-doutorados (pesticidas/2006, biorreator/2007 e cianobactérias/2008) financiados pela FAPESP. Possui mais de seis dezenas de artigos em revistas internacionais com alto fator de impacto, além de vários trabalhos em congressos e patente registrada no INPI. Orientou e orienta alunos de conclusão de curso (TCC), Iniciação Científica (IC), Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, , Recursos Hídricos e Qualidade de Água, Nanotecnologia, Polímeros Condutores etc.. Foi Representante Titular da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais do Acre, nomeado pelo Governador Binho Marques e pelo Reitor da UFAC Jonas de Souza Filho.Foi também, Coordenador da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (portaria 2896/2009-UFAC), sendo aprovada pela CAPES em abril/2011. Foi Bolsista Produtividade do CNPq (PQ), nível 2. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC) em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR/CM (2013-2014). Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). Coordena o laboratório de pesquisas em química e o laboratório de espectroscopia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é Professor Associado III DE da UTFPR Campus-Campo Mourão-Pr.

Marcilene Ferrari Barriquello Consolin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, contaminantes em solos e águas.

Publicado

2022-07-02