Identificação de aves por aplicativo e suas aplicações na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0005Palavras-chave:
Unidade de conservação, Parque urbano, Observação de aves, Ciência abertaResumo
A observação de aves é uma atividade recreativa que permite a reconexão do homem com a natureza. Além dos benefícios contemplativos e de lazer, esse ato pode ser uma ferramenta para promover a educação ambiental. Com o intuito de usar a observação de aves para educação ambiental, utilizou-se um aplicativo de celular para identificação das aves do Parque Natural Municipal do Córrego do Cumandaí, que é uma área de conservação dentro da cidade Naviraí, Mato Grosso do Sul. Para isso, foram utilizados registros fotográficos de avistamento de aves entre 2017 a 2021, cedidos pela gerência de meio ambiente municipal, além de 12 visitas ao parque, no período de março a julho de 2021. Para a identificação das aves, utilizou-se o aplicativo Merlin ID e dados do banco Wikiaves. Esse ato resultou em 51 espécies de aves identificadas, divididas em 14 ordens e 23 famílias. Foram medidos os índices de Simpson = 0.7781, Pielou = 0.7488 e Shannon = 1,9762 que apontam o parque ideal para o desenvolvimento de atividades de observação, considerando sua localidade e dimensão. Além de ser uma ferramenta útil para educação ambiental, a observação de aves pode contribuir com a alfabetização científica e socioambiental por meio da ciência cidadã, porém é necessário ter roteiros padronizados e metodologias definidas pela gestão do parque para que esses dados sejam validados para visitantes que queiram contribuir com a ciência e com a conservação das áreas protegidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.