Caracterização morfométrica das micro bacias hidrográficas inseridas no município e Itaporanga (PB)

Autores

  • Jeremias de Sousa Peruzzo Universidade Federal da Paraíba
  • Guttemberg da Silva Silvino Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-9199-2732
  • Maria Cristina Pereira de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Mauricio Javier de Leon Universidade Federal da Paraíba
  • Nivaldo Timóteo de Arruda Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Donato Soares Lisboa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0008

Palavras-chave:

Geotecnologias, Hidrologia, Recursos naturais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar a Caracterização Morfométrica das microbacias hidrográficas do rio Piancó inseridas no município de Itaporanga-PB com auxílio de um Sistema de Informação Geográfica, no sentido de gerar uma base de dados para o planejamento ambiental, permitindo o estabelecimento de diretrizes para projetos e implantação de políticas públicas municipais. A base de dados utilizada foi obtida através de imagens SRTM disponibilizadas pela NASA, o processamento e gerenciamento dos dados foram realizados em um ambiente de SIG de uso livre (QGIS v 3.16). Na área de estudo foram delimitadas 19 (dezenove) micro bacias hidrográficas onde as áreas das mesmas variaram de 4,12 km² a 65,92 Km². Para a relação de relevo foi obtido uma média de 127,51 m/km, fator que tende a favorecer escoamento rápido. No que diz respeito a forma da bacia, fator primordial a possíveis enchentes, destacam-se, a saber, o coeficiente de compacidade (Kc) que teve variação entre 1,22 e 1,70 com valor médio de 1,52; o índice de circularidade (Ic) variando entre 0,32 a 0,66 com valor médio de 0,44; o fator de forma (Kf) variando entre 0,18 a 0,76 com uma média de 0,37. Em relação a densidade hidrográfica das microbacias, a área de estudo apresentou uma média de 3,22 canais/km². Outro fator de relevância calculado foi a densidade de drenagem que variou de 1,46 a 1,91 km/ km², ficando com uma média de 1,66 km/ km².

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guttemberg da Silva Silvino, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Engenharia Agricola pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em RECURSOS NATURAIS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, lotado no Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias, Campus II - Areia-PB. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Recursos Hídricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Topografia, Geoprocessamento e Gestão de Recursos Hídricos. Possui experiência comprovada com o Sistema GNSS - Sistema Global de Navegação por Satélite que é a nova designação para o conjunto de Sistema de Posicionamento Global - GPS, desde 1996.

Mauricio Javier de Leon, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), Mestrado em Maquinas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Mecanização Agricola, atuando principalmente nos seguintes temas:: colheita mecanizada de cana-de-açúcar, gps, avaliação da resistência mecânica do solo à penetração, agricultura de precisão, Veículos aéreos não tripulados

Nivaldo Timóteo de Arruda Filho, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba, curso de Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela FIP, Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFCG, na área de Construções Rurais e Ambiência e Doutorado em Engenharia de Materias também pela UFCG, atuando na área de Geotecnologias, Resíduos Sólidos e Impactos Ambientais. Foi Professor de Desenho técnico, Topografia e Geomática, junto ao Departamento de Engenharia Civil, Campus VIII/ UEPB e atualmente é professor efetivo da UFCG/Campus Pombal, ministrando também as disciplinas de Desenho Técnico e Topografia para os cursos de Engenharia Agronômica, Ambiental e Civil. Monitor em topografia e desenho técnico no período de 2005 à 2006 e, bolsista de iniciação científica pelo CNPq de 2006 à 2008. Bolsista CAPES pelo programa PRÓ-ENGENHARIA 2009 - 2011, trabalhando com materiais não convencionais para uma engenharia sustentável e bolsista CNPq de 2011 a 2016 trabalhando em projetos e elaboração de Tese na área de Impacto Ambiental e Geração de resíduos, utilizando da da Topografia, do Geoprocessamento e do Sensoriamento Remoto. Tem experiência na área de Desenho Técnico, Topografia, Construções Rurais e Resíduos Sólidos. 

Fabiana Donato Soares Lisboa, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Sociedade Paraibana de Ensino Superior e Pesquisa (2010), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos (2013) e Mestre em Ciências do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e Especializando-se em Gestão Pública e Gestão Ambiental. Atuou como Gerente regional e Técnica em Recursos Hídricos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba entre (2011-2017), foi Tutora na Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR no Curso superior de Segurança do Trabalho (2013-2014) e Professora no curso técnico em Segurança do Trabalho no Colégio Santo Expedito (2012-2013). Atualmente é Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Bayeux (2017-), Professor pela UNIP no Curso de Engenharia Civil (2017-), e Consultora autônoma (2011-).Tesoureira eleita na ANAMMA - PB (Associação do Gestores Ambientais Municipais) (2017-2019) e Conselho Gestor do Parque Estadual Mata do Xem-xem. Tem experiência na área de de meio ambiente, Área de Preservação; Resíduos Sólidos; Consciência Ambiental, florestal, recurso hídricos, Geotecnologias, Saúde e Segurança do Trabalho. 

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)