Plataforma sensorial IoT para monitoramento de temperatura, umidade relativa do ar e CO2 in situ
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0024Palavras-chave:
Aplicativo, Dióxido de Carbono, Nuvem Digital, Conforto TérmicoResumo
Este artigo aborda o desenvolvimento de uma plataforma sensorial capaz de medir temperatura, umidade relativa e dióxido de carbono. O sistema é baseado em conceitos de uma plataforma IoT (Internet das coisas) utilizando o microcontrolador ESP8266 conectado aos sensores DHT21 e CSS811, o sistema de potência conta com baterias de lítio. Um App (Aplicativo) em tecnologia Blynk foi utilizado para exibir as informações coletadas e georreferenciar os dados, que por sua vez são armazenados em uma nuvem digital. Dois experimentos foram realizados a fim de determinar a qualidade ambiental em uma área de florestal e área urbana dentro de Belém, mostrando a qualidade do sistema desenvolvido e a influência que as árvores detêm sobre a qualidade do ar em relação ao dióxido de carbono e conforto térmico. Além disso, uma reformulação do sistema de transporte público urbano deve ser empregada, permitindo que ele seja utilizado de forma eficiente e menos poluente, uma vez que o transporte é o principal emissor de poluentes que contribuem para o efeito estufa e agravam os fatores relacionados à saúde pública. A descrição do dispositivo desenvolvido permite sua reprodutibilidade e tem como principais diferenciais: sistema de potência otimizado, possibilidade de integração com energias renováveis, plataforma de baixo custo; conexão com vários sensores; fácil programação e operação; acesso à internet e, por último, mas não menos importante, baixo custo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.