Praguicidas em águas subterrâneas do Sistema Aquífero Guarani em uma área de monocultura de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0005Palavras-chave:
Aquífero Guarani, Água de abastecimento, Cana de açúcar, Cromatografia à gás, HerbicidasResumo
O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é um dos maiores reservatórios de água subterrânea do Brasil e do mundo, que abastece integralmente o município de Ribeirão Preto-SP. O objetivo do presente estudo foi determinar de maneira simultânea, praguicidas de uso canavieiro em amostras de água de áreas de recarga do SAG. Foram analisadas amostras de 11 poços durante as estações chuvosa e seca. No período chuvoso foram detectados traços de metribuzin, molécula caracterizada por alta solubilidade em água e baixa retenção na matéria orgânica. No período de seca foram detectadas as moléculas diazinona e fenitrotiona, possíveis interferentes que podem estar sendo usados nos cultivos do município. Os resultados demonstram que as águas do SAG no município de Ribeirão Preto estão sendo contaminadas por praguicidas. Apesar das concentrações estarem abaixo dos limites determinados pela Portaria nº 888 do Ministério da Saúde (2021), os achados do presente estudo indicam que o monitoramento da qualidade das águas em áreas de recarga do SAG deve ser contínuo, para verificar possíveis riscos à saúde da população abastecida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.