Áreas potenciais para sistemas florestais multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0020Palavras-chave:
Cadastro Ambiental Rural, Declividade, Reserva Legal, Agroflorestas, Florestas Heterogêneas, Integração Lavoura-Pecuária-FlorestaResumo
Considerar paisagens multifuncionais como paradigma de conservação implica em abordar o múltiplo uso da terra como fator de resiliência e de sustentabilidade. Nesse contexto ampliar os sistemas florestais multifuncionais é uma estratégia importante pois, além da provisão de recursos aos produtores rurais, elas contribuem com a prestação dos serviços ecossistêmicos relacionados ao fluxo gênico da biodiversidade, à regulação do ciclo hidrológico e ao sequestro de carbono. Este trabalho propõe um método para caracterizar e estimar áreas potenciais para sistemas florestais multifuncionais nos municípios canavieiros do estado de São Paulo, Brasil, a partir de um estudo de caso. Estas áreas, definidas no trabalho como de baixa aptidão agrícola, incluem o passivo de Reserva Legal, as áreas de Uso Restrito e as declivosas ocupadas por cana-de-açúcar e pastagens. Por intermédio da identificação das áreas, da classificação fundiária das propriedades e considerando três tipologias florestais (Florestas heterogêneas, Agroflorestas e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) foi elaborado um fluxograma para a tomada de decisão quanto a escolha das tipologias florestais mais adequadas à cada situação. O método proposto identificou, para o município analisado, 14.430 ha potenciais para a implementação de sistemas florestais baseados na exploração de produtos madeireiros e não madeireiros de espécies arbóreas nativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.