Análise de riscos ambientais e ocupacionais em uma usina de fabricação de asfalto
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0030Palavras-chave:
Riscos ambientais, Usina de asfalto, APR, Ishikawa, 5W1HResumo
Os riscos inerentes ao processo produtivo do asfalto estão relacionados, entre outros aspectos, também às emissões atmosféricas de poluentes químicos, podendo afetar também a saúde dos trabalhadores que atuam em sua produção e uso. É nesse contexto que se desenvolve a presente pesquisa, na qual se realizou a avaliação de riscos ambientais e ocupacionais em uma usina de fabricação de asfalto, localizada no Município de Pelotas, Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, situada na região portuária desta cidade. Essa usina produz em média cerca de 450 ton. por mês de asfalto. Toda produção é aplicada diariamente nas manutenções das vias municipais da cidade, em projetos de pavimentação e requalificação de vias pavimentadas. Para tanto, foi realizada uma análise dos riscos no processo, tanto em termos ambientais quanto ocupacional. Utilizou-se algumas ferramentas típicas de gestão, como a Análise Preliminar de Riscos (APR) e aplicação do Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação (5W1H), no âmbito das quatro principais etapas do fluxo produtivo da usina de fabricação de asfalto do estudo: agregados, operação da usina, manutenção da usina e descarga do asfalto. A APR trouxe em evidência direta os riscos e suas probabilidades. Já o Diagrama de Ishikawa auxiliou na identificação dos riscos nas etapas dos processos. Essas duas ferramentas utilizadas de forma integrada evidenciaram os principais problemas durante a execução das atividades que fazem parte do processo sob estudo. A necessidade de padronização na realização das atividades e de programas de treinamentos aos trabalhadores, tanto relacionados ao processo produtivo quanto a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para reconhecimento dos riscos que ficam expostos, sobressaíram na utilização das duas ferramentas de análise de riscos. O método de APR contribuiu fortemente no levantamento e avaliação de riscos. A técnica 5W1H, por sua vez, auxiliou na organização e planejamento das ações voltadas à mitigação dos riscos, por meio de melhorias no processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.