Produção de cultivares de almeirão sob diferentes telados e campo aberto em clima tropical
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0005Palavras-chave:
Cichorium intybus L, Cultivo protegido, Horticultura Tropical, Temperatura, LuminosidadeResumo
Cultivar espécies folhosas em regiões tropicais e equatoriais é um desafio, devido às elevadas temperaturas e alta pluviosidade no verão. O cultivo em ambiente protegido no Mato Grosso é pouco explorado e desenvolver sistemas de cultivo para atender esta demanda é necessário. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de telados cobertos com diferentes malhas de sombreamento na produção e qualidade de cultivares de almeirão tipo Pão-de-açúcar. O experimento foi conduzido sob malhas de aproximadamente 45% de sombreamento com diferentes pigmentações, vermelha, preta, prata, e campo aberto, na Universidade do Estado de Mato Grosso, no Município de Nova Mutum/MT, no período de 22 de agosto a 03 de novembro de 2015. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas, avaliando a influência do ambiente na parcela e o desenvolvimento das cultivares de almeirão Pão-de-açúcar (Top Seed, Horticeres e Feltrin) na subparcela, em blocos casualizados, com quatro repetições. Foi avaliada altura, diâmetro, produção, número de folhas e massa seca total das plantas. Nas condições de desenvolvimento deste experimento pode-se concluir que o uso de malhas de sombreamento favoreceu a produção do almeirão independentemente do tipo de malha em relação ao campo aberto. A cultivar de almeirão Pão-de-açúcar da Top Seed apresentou em magnitude maior rendimento agronômico (165,9 g planta-1), diâmetro e altura (36,8 cm) (32,2 cm) respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.