Comportamento dos gases de efeito estufa emitidos na queima de pastagem natural em Lages/SC
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0015Palavras-chave:
Queimada, Pastagem natural, Emissões atmosféricas, Gases de efeito estufaResumo
No município de Lages-SC, a queima de campo para manejo do solo ainda é muito praticada pelos produtores e pecuaristas. Contudo, apesar de liberadas em algumas situações, estas ações podem afetar a qualidade do solo e da vegetação e serem fontes emissoras de poluentes potencializando a poluição atmosférica e o aumento das concentrações dos gases de efeito estufa. Diante disso, objetivou-se com este estudo, verificar o comportamento dos gases emitidos na queima de uma pastagem natural e apresentar os possíveis impactos provenientes desta prática. As coletas foram efetuadas em um ponto controle sem presença de queima e em três pontos com a presença de queima, nas fases de chama e fumaça, mediante a equipamentos de medição portáteis e de resultados instantâneos. As coletas foram realizadas no período vespertino em setembro de 2020. Os gases amostrados foram o CO, CO2, NO, NO2 e SO2, além da temperatura e umidade relativa do ambiente. As concentrações dos pontos de coleta na fase de chama foram menores do que as concentrações nos pontos de coleta na fase de fumaça. Verificou-se que as concentrações dos compostos foram influenciadas pelos fatores meteorológicos, as características da vegetação predominante em cada ponto de coleta e pela dispersão destes por meio do vapor d’água. Diante da importância da manutenção das pastagens naturais e os impactos que as emissões provenientes das queimadas causam ao meio ambiente e à saúde humana, se fazem necessários mais estudos que venham a contribuir para o entendimento da relação deste com a presença do fogo. Em busca de manejo adequado, eficiente e de baixo impacto, que mantenham as pastagens naturais, proporcione qualidade ao solo e vegetação, bem como baixas emissões para a atmosfera. No entanto, estes conhecimentos devem ser dissipados, servindo de base para a criação de políticas eficientes e capazes de mitigar os impactos ao meio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.