Avaliação comparativa de agentes coagulantes químico e natural no processo de clarificação águas servidas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0024Palavras-chave:
Moringa oleífera, Sulfato de alumínio, Turbidez, Reutilização, Planejamento fatorialResumo
O reúso de efluentes vem sendo estudado e tem como propósito reduzir a demanda sobre os mananciais, substituindo a água potável por uma água de qualidade inferior. Dentre as atividades que mais utilizam água, gerando cargas de sólidos totais, estão a lavagem de automóveis e de roupas, utilizando de coagulantes como tratamento. Este trabalho objetivou a comparação da aplicabilidade do sulfato de alumínio e das sementes de Moringa oleífera, no processo de coagulação dos efluentes. As amostras foram coletadas em uma lava a jato e uma residência localizados no Município de Sumé-PB, sendo aplicados como coagulantes o sulfato de alumínio e sementes de moringa em solução. Aplicou-se o planejamento fatorial 22, com três repetições no ponto central, verificando a influência do tempo e da quantidade dos coagulantes sobre a turbidez, o pH e a condutividade elétrica. Os resultados para o efluente de lava a jato demonstraram uma redução na turbidez de até 94%, utilizando o coagulante natural, e até 96%, para o sulfato de alumínio, que proporcionou a redução de pH e aumento da condutividade elétrica. Analisando os resultados para o efluente de lavagem de roupas, houve uma redução na turbidez de até 92%, utilizando a solução de moringa, e até 70%, para o sulfato de alumínio, com redução no pH. Com um grau de confiança de 95%, verificou-se que para a turbidez, quando se utilizou o sulfato de alumínio, os dois fatores e a interação foram estatisticamente significativos, enquanto para a moringa, apenas o tempo apresentou efeito significativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.