Dimensionamento e avaliação de wetland construído utilizado para tratamento de efluente doméstico em área rural: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0024Palavras-chave:
Alagados construídos, Saneamento básico, Tratamento descentralizadoResumo
O uso de wetlands construídos no tratamento descentralizado de efluentes é uma forma de melhorar o saneamento das populações desfavorecidas e alternativa para as áreas rurais. O presente estudo objetivou dimensionar e avaliar o desempenho do tratamento de efluentes domésticos em área rural através do sistema tipo wetland construído de fluxo horizontal (WCFH), precedido de tanque séptico. O tanque séptico foi dimensionado e construído obedecendo a NBR 7229/1993, já o WCFH, seguiu as orientações de Philippi et al. (2004), e vegetado com macrófitas da família Cannaceae. O sistema entrou em operação fevereiro de 2018. O monitoramento do sistema se deu por meio de coletas pontuais para análises físico-químicas e bacteriológicas, por um período de dois meses. A unidade apresentou eficiências de remoção de 79 % para turbidez, 68% para demanda bioquímica de oxigênio, 55 % para demanda química de oxigênio, 21% de nitrogênio total Kjeldahl, 31% para coliformes totais e 11% para Escherichia coli. Devido ao elevado carregamento de sólidos aplicado na seção transversal do WCFH, indícios de colmatação foram observados no material filtrante após 45 dias de operação. No entanto, mesmo com este problema, o desempenho do tratamento foi satisfatório, sendo uma alternativa para o tratamento de esgoto doméstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.