Adequação das normas brasileiras de contabilidade à luz das normas internacionais: um estudo sobre o pronunciamento técnico cpc 04

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0014

Palavras-chave:

Ativos Intangíveis, Pronunciamentos Técnicos, Normas Internacionais de Contabilidade

Resumo

A globalização, que levou à abertura de mercados de capitais e, consequentemente, a investimentos estrangeiros, implicou na necessidade das empresas adotarem uma Contabilidade com um padrão universal. No Brasil, um dos passos mais importantes para essa convergência foi a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), responsável pela adaptação dos padrões contábeis brasileiros às Normas Internacionais de Contabilidade ou IFRS (International Financial Reporting Standards). As IFRS propõem a padronização das demonstrações contábeis, tendo na contabilização dos Ativos Intangíveis, tratado no Pronunciamento Técnico CPC 04, que interpreta a IAS 38, um dos pontos polêmicos desta uniformização. A partir desses pressupostos, o presente artigo tem como objetivo, abordar os aspectos relevantes do Pronunciamento Técnico CPC 04. Para tanto, buscou verificar como se dá sua implementação com a finalidade de parametrizar o cumprimento das Normas Internacionais de Contabilidade. A metodologia aplicada é teórico-bibliográfica, extraindo-se as referências, que nortearam a pesquisa, de dados primários contidos no Pronunciamento Técnico em análise, e de dados secundários, como livros, artigos, boletins informativos da área de Contabilidade, assim como de publicações em sites relacionados ao assunto em questão. Os resultados apontaram que os principais pontos tratados, por ambas as normas, envolvem questões relacionadas à natureza e reconhecimento dos Ativos Intangíveis, à mensuração dos custos e à contabilização da amortização e das perdas por impairment destes ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvani Bomfim de Sousa Júnior, Universidad Internacional Tres Fronteiras

Mestrado em Administração pela Universidad Internacional Três Fronteiras/PY; Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica Dom Bosco-MS, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França-FSLF-SE; Pós-graduando em Estratégias Empresariais pela Universidades das Américas-UNIAMERICAS-CE; Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Negocio de Sergipe- FANESE; Tenho experiência na área Contábil, Departamento Pessoal e Fiscal. Fui professor (instrutor) do PROJOVEM, Cursos Educar e docente nas IES da Instituição Baiana de Ensino Superior Ltda - UNIDOM e Faculdade Integradas de Sergipe - FISE. Fui Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Integradas de Sergipe - FISE 2013 a 2014 e 2016. Atualmente sócio da Servcontab - Serviços de Contabilidade e Assessoria, onde trabalho com Auditoria e Perícia Contábil, Custos, Administração Financeira, Contabilidade Gerencial e Contabilidade na Prestação de Serviços e docente na IES Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB. Participo também como voluntário do Rotaract Club Aracaju-Norte, Sou Membro academista da Academia Sergipana de Ciências Contábeis - ASCC e Membro do Grupo de pesquisa: UFS/CNPq: Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças.

Downloads

Publicado

2017-10-02