Estado da produção científica internacional em Born Globals

Autores

  • Issa Ibrahim Berchin Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Alexsandro da Silva Universidade do sul de Santa Catarina
  • Graciella Martignago Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Wlamir Gonçalves Xavier Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Barbara Silveira Mendonça Santos Dias Universidade do Sul de Santa Catarina
  • José Baltazar Salgueirinho Osorio de Andrade Guerra Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0007

Palavras-chave:

Internacionalização, Organizações, Estratégia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o estado da arte da produção científica internacional sobre “born globals”. Para isso, um procedimento metodológico bibliométrico foi adotado para o desenvolvimento da pesquisa, baseado em periódicos científicos internacionais presentes nas bases de dados Science Direct, Web of Science e EBSCO. Como objetivos específicos, pretende-se identificar os estudos mais relevantes sobre o tema, verificar qual a contribuição desses estudos para o avanço do conhecimento sobre a estratégias de internacionalização de empresas e identificar os autores, revistas e artigos mais relevantes para o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Issa Ibrahim Berchin, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Bacharel em Relações Internacionais, também pela Unisul. Pesquisador no Projeto Internacional "Building Resilience In a Dynamic Global Economy: Complexity across scales in Brazil" (BRIDGE), em cooperação com a Universidade de Cambridge e financiado pelo fundo Newton. Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), Unisul. Experiência internacional por meio da realização de cursos, palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos na Inglaterra, Estados Unidos da América, Itália, Alemanha e Portugal, durante os anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. Além da atuação na AIESEC (Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales) como Gerente de Projetos, e na OnMyWay.to (Startup do Vale do Silício), como Community Manager. Também atuou como pesquisador nos projetos internacionais Links - Ligações entre o consumo de energia, alimentos e água no Brasil, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas (financiado pelo Fundo Newton) e REGSA - Consórcio de Geração Elétrica através de Fontes Renováveis na América Latina (financiado pela União Europeia). 

Alexsandro da Silva, Universidade do sul de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Pós Graduação em Gestão e Direito Ambiental pela Faculdade Cidade Verde(2013). Pós graduação em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2014). Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (início 2013). Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2016). Pós Graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2016). Pós Graduado em Direito Tributário em Faculdade Estácio de Sá (2017). Pós Graduando em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário em Faculdade Estácio de Sá (início 2015). MBA Internacional em Gestão Executiva em Faculdade Damásio (2017). Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016).

Graciella Martignago, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graciella Martignago é Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina/PPGA UFSC (2014), Mestre em Engenharia de Produção/UFSC (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993). Foi professora do Programa de Pós-graduação em Administração, Curso de graduação em Relações Internacionais e Administração de Empresas e Especialização em Negócios Internacionais na Universidade do Sul de Santa Catarina (1994-2019). Membro do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina - BADESC. Desenvolve pesquisas e projetos de extensão nos seguintes temas: estratégia, capacidades dinâmicas, governança corporativa, mercados emergentes. Possui certificação de Administrador para Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Estado de Santa Catarina. Sócia-proprietária da GM Consultoria.

Wlamir Gonçalves Xavier, Universidade do Vale do Itajaí

Pós-doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas- EAESP. Possui doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2011) com estágio de pesquisa na Wharton School, Universidade da Pennsylvania (2009/2010) e na Universidade de Paris Dauphine, França (2008/2009). Cursou mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), especialização em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e graduação em Engenharia Quimica pelo Instituto Militar de Engenharia (1988). Tem experiência em consultoria e na direção de empresas nas áreas de Tecnologia da Informação e Prestação de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, finanças, marketing e computação móvel. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), atua no comitê executivo da divisão de Estratégia. Atualmente é professor na Eastern New Mexico University, Estados Unidos.

Ana Barbara Silveira Mendonça Santos Dias, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de SC (2017), com certificação em Neuromarketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2018), graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2007). Pós-graduada em Assessoria Parlamentar, pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (2010), MBA em Marketing na Faculdade Estácio de Sá de SC (2013). Atualmente além de consultora e gestora de empresa é também professora universitária, ministrando aulas nas áreas de comunicação, marketing e inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing, inovação, planejamento estratégico, pesquisa mercadológica, comportamento do consumidor, marketing pessoal, de relacionamento, empresarial, organizacional e político.

José Baltazar Salgueirinho Osorio de Andrade Guerra, Universidade do Sul de Santa Catarina

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pós-Doutor pelas: University of Cambridge, Manchester Metropolitan Universitty, Reino Unido e Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Alemanha. Doutor em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária (1998), grau acadêmico revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor permanente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação e dos Mestrados em Administração e em Ciências Ambientais, da Universidade do Sul de Santa Catarina. Fellow do Cambridge Centre for Energy, Environment and Natural Resource Governance (C-EENRG), Department of Land Economy, University of Cambridge, Cambridge, Reino Unido. Líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável/Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), Unisul. Professor da Faculdade Cesusc, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Foi Conselheiro Geral da Caixa Econômica e da Associação Mutualista do Montepio Geral e Conselheiro Geral da Fundação do Montepio. Diretor Executivo, junto da UNISUL das redes internacionais de pesquisa: JELARE - Consórcio de Universidades Europeias e Latino-Americanas em Energias Renováveis (2008-2011) e REGSA - Consórcio de promoção da geração de energia renovável na América do Sul (2010-2014), financiados pela União Européia. Coordenador dos projetos de pesquisa LINKS 2015 - Linkages between energy, food and water consumption for Brazil in the context of climate change mitigation strategies e BRIDGE - Building Resilience In a Dynamic Global Economy: Complexity across scales in the Brazilian Food-Water-Energy Nexus fomentados pela FAPESC/Fundo Newton (Brasil) e Research Councils United Kingdom (Reino Unido). Membro dos Conselhos Científicos dos World Symposium in Sustainable Development at Universities (evento paralelo da Conferência Rio+20), do World Symposium on Climate Change Adaptation (WSCCA- 2015) e do Green Campus Summit. Pesquisador do Cambridge Centre for Climate Change Mitigation Research (4CMR), University of Cambridge. Estágio pesquisa na Universidade de Cambridge (2015). Membro dos Núcleos Docentes Estruturantes das Graduações em Administração, Ciências Contábeis e Relações Internacionais, na Universidade do Sul de Santa Catarina. Cidadão Honorário de Florianópolis,título atribuído pela Câmara Municipal de Florianópolis. Cidadão Catarinense, título atribuído pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

 

Downloads

Publicado

2017-10-01