Atenção básica em saúde: um estudo de caso no município de Canguaretama/RN

Autores

  • Maria Wiedelania Ferreira Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Lenin Cavalcanti Brito Guerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Cláudio Márcio Campos Mendonça Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0013

Palavras-chave:

Políticas públicas, Sistema Único de Saúde, Unidade Básica de Saúde

Resumo

A presente pesquisa possui como objetivo analisar a adequação dos serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde, na ótica dos pacientes, segundo o Manual de Estrutura da UBS do SUS e a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), em Canguaretama, município localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte. No referencial teórico, a partir de autores como Secchi (2013), Carvalho (2013) e Souza (2003), dentre outros, foram abordados os temas relacionados à definição, o ciclo e avaliação de políticas públicas, bem como a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). No tocante à metodologia, a pesquisa foi exploratória e quantitativa, tendo ouvido 100 pacientes de quatro UBS do município, escolhidos por amostra não probabilística por conveniência, através de formulários, além de entrevistar uma enfermeira de cada unidade. Os resultados da pesquisa indicaram que, na ótica dos pacientes, há adequação dos serviços como consulta médica, enfermagem e odontologia, com os requisitos exigidos pelo SUS, mas os mesmos indicaram a necessidade de melhorias no atendimento e condições de infraestrutura das UBS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Wiedelania Ferreira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus Natal-Central (2016). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente no seguinte tema: políticas públicas. sistema único de saúde. Acadêmica em Licenciatura em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus Canguaretama (2017). 

Lenin Cavalcanti Brito Guerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Diretoria Acadêmica de Informática e Gestão Campus Natal Central IFRN

Cláudio Márcio Campos Mendonça, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutorado em Gestão na Católica Porto Business School (2018), Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRN (2015), Mestrado em administração, Especializações: MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Universitária. Graduações em Processamento de Dados (1996) e Administração (2012) pela Universidade Potiguar - UnP. Atualmente Professor com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá. Experiência nas áreas de tecnologia da informação, educação a distância e gestão de ensino superior. Professor Universitário desde 1997, lecionando disciplinas principalmente nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Pública, além de disciplinas de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu. Também atuado como Diretor de TI, Pró-Reitor de Graduação e Diretor de Qualidade Acadêmica de um Universidade Privada. Avaliador do MEC para cursos de Administração à Distância.

Downloads

Publicado

2017-09-15