Avaliação e gestão de desempenho no setor público: uma análise do manual de orientação

Autores

  • Leonardo Bezerra Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Marcus Brauer Gomes Universidade Estácio de Sá
  • Luiz Pereira Pinheiro Junior Universidade Positivo
  • Leonel Estevao Finkelsteinas Tractenberg Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0011

Palavras-chave:

Administração Pública, Desempenho, Manual de Orientação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades e limitações do Manual de Orientação de Gestão de Desempenho da Secretaria de Gestão Pública (SEGEP). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema na área de Administração Pública, para dar subsídio à análise documental. Na análise dos dados foram comparadas as sete categorias identificadas, sendo elas: as definições de desempenho e avaliaçao individual, a justificativa da avaliação 360 graus, os insumos para capacitação, treinamentos dos participantes, ferramenta de desenvolvimento individual, recursos tecnológicos, alinhamento estratégico e os benefícios da avaliação de desempenho. Os resultados indicam que o Manual da SEGEP apresenta como limitações como a escassa utilização de tecnologias e que somente os mal avaliados são encaminhados para capacitação. Além disso, é possível destacar como principais oportunidades o alinhamento entre gestão do desempenho organizacional com o desempenho individual e a sintonia com os principais referenciais teóricos sobre o tema. É possível concluir que o Manual da SEGEP está alinhado com recentes publicações acadêmicas do tema e possui uma efetividade na sua operacionalização prática. Além disso é possível observar o uso de algumas técnicas inovadoras como o uso de Balanced Scorecard e Avaliação 360 graus no setor público. A pesquisa possui limitações pelo seu caráter teórico e bibliográfico o que sugerem-se pesquisas futuras empíricas para operacionzalizar as categorias levantadas neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Bezerra, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Bacharel em Administração pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Analista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

Marcus Brauer Gomes, Universidade Estácio de Sá

Professor Adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA), da UERJ e da UNIRIO. Possui doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, mestrado em Administração Pública pela FGV-EBAPE e graduação em Administração Industrial pelo CEFET-RJ. Pós doutorado em andamento, pesquisando o Ensino Híbrido em Administração (FGV-EAESP). Membro e avaliador da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Ex-professor do IBMEC, da UFF, do SENAI CETIQT, da FGV Online e da Universidade Católica de Petrópolis. Ex coordenador de curso de pós graduação a distância do PNAP - Programa Nacional de Formação em Administração Pública. Avaliador de congressos e revistas científicas na área de Administração. Ex-superintendente de Recursos Humanos da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, Ex-analista executivo de RH do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, tendo trabalhado também na Eletrobrás e na Petrobrás Distribuidora. Fundador e ex-presidente da empresa júnior Cefet Jr Consultoria. Estágio na Lufthansa (Munique, Alemanha).

Luiz Pereira Pinheiro Junior, Universidade Positivo

Coordenador na Positivo Business School nos Cursos de Administração e Comércio Exterior. Avaliador do INEP. Bacharel (2012), Mestre (2015-UFPR) e Doutorando (2016-FGV-EAESP) em Administração de Empresas. Possui expertise nas áreas de Sistemas (SI) e Tecnologia (TI) [ERP, BI & Cloud]. Avaliador/Revisor e Apresentador nas Conferências Nacionais (EnAnpad, SemeAd, 3ES, EnADI) nas Internacionais: ALTEC, AMCIS e Conf-IRM e nos Periódicos RG&T e REAd. Acesse meu Website: www.luizpinheirojunior.com

Leonel Estevao Finkelsteinas Tractenberg, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ, mestre em Design de Sistemas Educacionais e de Treinamento pela Universidade de Twente, Holanda (2000), Psicólogo pela UFRJ (1997) e Matemático pela UFRJ (1992). É professor da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da UERJ, atuando nas áreas de Gestão de Pessoas, Ensino e Pesquisa da Administração e Contabildade. Coordena o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é professor do Mestrado em Ciências Contábeis da FAF/UERJ. Na área pública, vem atuando, desde 2004, em programas de EAD e de capacitação docente em instituições como: Banco do Brasil, nos MBAs oferecidos em parcerias com o IAG/PUC-RJ e com o FGV Online/FGV; na UFF/UAB, no curso de especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD); na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), como professor-conteudista do curso Docência Online no Serviço Público; e na SEED/MEC, como professor-formador no Programa e-TEC Brasil - Escola Técnica Aberta do Brasil. Entre 2004 e 2012 foi professor da Graduação em Administração da EBAPE/FGV. Em 2008 foi professor visitante do programa de mestrado Erasmus-Mundus em Psicologia Organizacional e do Trabalho nas universidades de Coimbra e de Barcelona. Entre 2002 e 2005 atuou como Coordenador de Tutoria e como professor-tutor do FGV Online, programa de ensino a distância da FGV. De 1992 a 2000 trabalhou como gerente de e-learning, designer instrucional, analista de bases de dados, instrutor de treinamento e assistente de pesquisas em Gestão e RH. Recebeu o prêmio Mira y Lopez de Psicologia Organizacional, concedido pelo Conselho Federal de Psicologia em 1998. Interesses e temas de pesquisa: novas tecnologias e metodologias no ensino e pesquisa da Administração e Contabilidade, aprendizagem e desenvolvimento organizacional, e desenvolvimento de competências sociais e de carreira.

Downloads

Publicado

2017-09-13