A formação de juízes: o desafio de formar novas competências

Autores

  • Cláudia Suely de Almeida Campos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0010

Palavras-chave:

Formação de Competências, Qualificações profissionais, Aprendizagem Organizacional, Desenvolvimento Organizacional, Organização Judiciária.

Resumo

Este artigo analisa a atuação da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do TJMG no desenvolvimento de competências dos Juízes. Foi realizada uma pesquisa utilizando o método de estudo de caso, a coleta de dados feita através de análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados revelaram que a Escola Judicial mineira contribui positivamente no desenvolvimento das competências relacionadas aos conhecimentos técnico-jurídicos, mas os juízes acreditam ser necessário a Escola trabalhar as competências humano-sociais, para o exercício da função. Existe também a necessidade do juiz acompanhar a evolução tecnológica, mas a pesquisa revelou aspectos dificultadores. Características inerentes às organizações burocráticas como centralização de poder, hierarquia, controle, são transpostas para as salas de aula, dificultando a relação professor-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Suely de Almeida Campos, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete

Psicóloga, Mestre em Administração, pós-graduada em Pedagogia Empresarial. Elaboração do Projeto Pedagógico para implantação do Curso de Psicologia na UNIPAC em Lafaiete. Experiência na docência das disciplinas: Gerenciamento de RH na Pós Graduação do curso de Gerenciamento de Projetos do IEC - PUC/MG, Coaching Vivencial e Marketing Pessoal na Pós agraduação em Coaching da UNA (Minas Gerais Educação), Consultoria Interna de RH na Pós Graduação da Faculdade Estácio de Sá, Psicologia Social das Organizações e Captação, Seleção, Desenvolvimento e Manutenção de Talentos na Pós Graduação da UNIPAC Lafaiete, Habilidades Consultivas, Gestão de Pessoas e Relação de Ajuda na Pós Graduação do SENAC em parceria com o SEBRAE, Gestão de Pessoas no Judiciário no Curso de Especialização no Poder Judiciário na Pós Graduação do IEC ? PUC/MG, Gestão de Pessoas I e II (3º e 4º períodos de Administração) na Faculdade Batista de Minas Gerais. Consultora credenciada pelo SEBRAE nas áreas de Associativismo e Cooperativismo, subáreas Cooperação, Organização, Constituição e Funcionamento e na área de Recursos Humanos e Empreendedorismo, subáreas Liderança, Empreendedorismo, Sistemas de Recursos Humanos. Experiência em grandes empresas e também empresas de pequeno porte (indústria, comércio e serviços) na área de gestão de pessoas (treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, cargos e salários, diagnóstico de clima organizacional, avaliação de desempenho, mapeamento de competências e coaching). Consultora e Sócia da Seta Consultoria RH Desenvolvimento de Pessoas.

Downloads

Publicado

2017-09-13