A agroindústria familiar e práticas cotidianas: uma análise sob a ótica da teoria da atividade

Autores

  • Virginia Arlinda da Silva Cardoso Universidade Federal de Ouro Preto
  • Alaércio de Sousa Cardoso Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa
  • Amélia Carla Sobrinho Bifano Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0025

Palavras-chave:

Estudo do cotidiano, Teoria da Atividade, Cooperação

Resumo

O estudo do cotidiano se insere no campo acadêmico, como forma de conhecer a dinâmica presente no interior dos grupos. Assim sendo, objetivou-se com esse estudo analisar a estrutura básica das atividades desenvolvidas pelos membros de uma padaria artesanal, em suas atividades cotidianas, considerando as arenas e cenários relativos à reprodução social. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a entrevista, observação direta e aplicação da Teoria da Atividade para avaliação das atividades desenvolvidas pelos sujeitos. Os resultados apontaram que as atividades realizadas pelo grupo são, em sua maioria, conjuntas, uma vez que trabalham em regime de cooperação, mesmo existindo atividades que são distintas entre os membros, além de cargos explícitos e implícitos que se estabeleceram devido às habilidades dos sujeitos e ao poder delegado a eles pelos demais membros do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Arlinda da Silva Cardoso, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada e Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Gestora Pública pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. É servidora pública ocupante do cargo de Assistente em Administração, tanto pela Universidade Federal de Viçosa (2011), quanto pela Universidade Federal de Ouro Preto ( a partir de 2011 até a presente data). Atualmente exerce a função gratificada de Chefe da área de Empenho, junto à Diretoria de Orçamento e Finanças - DOF/ UFOP. Atuou também como tutora do curso de Administração Pública do Centro de Educação Aberta e Distância da UFOP.

Alaércio de Sousa Cardoso, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é engenheiro civil do Serviço Municipal de Água e Esgoto da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. Foi admitida na Universidade Federal de Viçosa em 1991, sendo enquadrada atualmente como Professora Titular do Deptº de Economia Doméstica (DED). Atuou, durante cinco anos, como Pesquisadora na Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (EMCAPA-ES) e, por um período de sete anos, como docente do Instituto Universitário de Tecnologia de los Llanos-Venezuela. É Líder do Grupo de Pesquisa "Famílias, Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano e Social" e Bolsista Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. É membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica. Possui experiência nas áreas de Economia Familiar, Teoria Econômica e Políticas Públicas, com atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos e Avaliação de Políticas Públicas, Programas e Projetos; Família, Redes Sociais e Qualidade de Vida; Relações de Gênero, Conflitos e Violência; Trabalho, Consumo e Desenvolvimento; Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Amélia Carla Sobrinho Bifano, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - FAVIÇOSA (2018), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFMG (1999); área de concentração: Engenharia do trabalho e desenvolvimento de produto. Doutorado em Engenharia - Engenharia de Produção, grupo de pesquisa: TTO - Trabalho, Tecnologia e Organização, pela Escola Politécnica - USP (2007), com período sanduíche na França, no Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM. É professora associada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento Humano, Social e Vida Cotidiana, Chefe do Departamento de Economia Doméstica, membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica - PPGED/UFV. . Temáticas de interesse: Formas de organização do trabalho, relações entre trabalho e vida familiar no mundo cotidiano.

Downloads

Publicado

2017-05-10