Análise da bibliografia em pesquisa operacional dos cursos de administração notas 4 e 5 no ENADE

Autores

  • Reginaldo Morais de Macedo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Narciso Ferreira dos Santos Neto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Carlos Renato Theóphilo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ismael Mendes dos Santos Júnior Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0021

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional, Programação Linear, Engenharia de Produção, ENADE

Resumo

A Pesquisa Operacional posiciona-se como área do conhecimento útil tendo-se em vista que disponibiliza conjunto de métodos e técnicas de identificação, análise e proposição de soluções para os problemas organizacionais. A Programação Linear, por sua vez, apresenta-se como capaz de influenciar o processo de tomada de decisão a partir da utilização de modelos de planejamento e intervenção na dinâmica organizacional. O objetivo deste trabalho é apresentar os principais modelos de Programação Linear aplicáveis à Administração com base na bibliografia em Pesquisa Operacional utilizada nos cursos de graduação em Administração cujas faixas de notas sejam 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratória e de bases documental e biblográfica, tendo sido analisados 215 e 96 cursos, respectivamente, nas faixas de notas 4 e 5. Os cursos foram ordenados decrescentemente por número de alunos presentes ao ENADE 2012 e por meio de Curva ABC foram selecionados, respectivamente, 72 (estrato A) e 60 cursos (estratos A e B). Dezessete projetos pedagógicos de cursos foram analisados e 42 obras foram identificadas, sendo que 14 encontram-se fora de catálogo; das 28 restantes, 20 foram localizadas e integraram a segunda etapa da pesquisa. Dentre os 55 modelos identificados, 32 encontram-se referenciados em apenas uma obra, sendo os modelos mais comumente citados, a saber: Mix de Produtos, Transporte, Designação, Mistura, Custo de Matéria-Prima, Mochila, Corte de Chapas, Escalas de Pessoal e Logísticos em Geral. Cada um dos modelos foi, então, apresentado em suas principais características, neste trabalho. As dificuldades de implementação, no mundo real, variam de modelo para modelo, exigindo-se níveis específicos de esforços de planejamento e organização com intuito de melhorar os processos de identificação e análise dos problemas, proposição de soluções aplicáveis, aplicação dos modelos escolhidos e avaliação dos resultados obtidos. Por fim, sugere-se a realização de novos estudos dadas a complexidade e a importância do assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Morais de Macedo, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorado em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017). Mestrado em Desenvolvimento Social (Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, 2013). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE) da Unimontes. Especialização em Administração de Sistemas de Informação (2005), em Engenharia de Produção (2016) e em Educação a Distância (2017). MBAs em Gestão de Projetos (2017-2019) e Gestão Pública (2017-2019). Graduação em Administração (2003). Graduações em Matemática (2018-2021) e em Computação (2017-2021). Experiência em Teorias da Administração e das Organizações; Finanças Corporativas e Públicas; Tecnologias e Sistemas de Informação; Gestão de Projetos; Administração da Produção, Logística e Pesquisa Operacional; e Administração/Gestão Pública (Saúde). Professor da Unimontes (Administração, Engenharia de Sistemas e Sistemas de Informação), das Faculdades Santo Agostinho (Administração e Engenharia de Produção) e das Faculdades Prisma (Administração). Ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Montes Claros, 2016/2017), da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (2009/2010) e das Faculdades Integradas do Norte de Minas (2007/2014). Professor Formador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação vinculados ao Programa Nacional de Administração Pública. Revisor ad-hoc de periódicos científicos de âmbito nacional. Avaliador de artigos submetidos ao Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad).

Narciso Ferreira dos Santos Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Admisnistração Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Professor do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacial e Sistemas/ UNIMONTES . Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia -IME. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em Engenharia e Administração da Produção e Logística, com ênfase em SIG à estudos na área de logística de trasnportes, e simulação de sistemas de transpotes. Coordenador do Laboratório de transportes/UNIMONTES.

Carlos Renato Theóphilo, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA / USP. Professor-pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE). Professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI / USP). Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Membro do Conselho de Política Editorial da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) (mantida pela Fundação Brasileira de Contabilidade). Membro do Corpo Editorial Científico da Revista Contabilidade e Finanças (USP). Membro do Corpo Editorial Científico da Revista Contabilidade Vista e Revista (UFMG). Participante de grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ. Palestrante em eventos com temáticas relacionadas à pesquisa e à produção científica em Ciências Contábeis. Co-autor de livro de Metodologia da Pesquisa e co-coordenador de livro de Pesquisa Operacional. Atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Contábeis, Desenvolvimento Social, Estratégia Empresarial, Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Métodos Quantitativos.

Ismael Mendes dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestrado em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduação em Administração (Unimontes) e especialização em Gestão Contábil e Controladoria (Unimontes). Técnico em processamento de dados (Fundação Educacional Montes Claros). Tem experiência em administração geral e financeira de microempresas e em desenvolvimento e análise de sistemas. Leciona disciplinas nas áreas de finanças e custos, gestão de tecnologia e sistemas de informação e engenharia de software. Interesse de pesquisa em administração financeira e orçamentária, contabilidade gerencial e de custos, finanças públicas e planejamento urbano, metodologias e ferramentas de desenvolvimento de software. Professor dos cursos de Administração, Contabilidade, Sistemas de Informação, Administração (EAD), Ciências Contábeis (EAD), Gestão Comercial (EAD) e Gestão de Recursos Humanos (EAD) da Faculdade Santo Agostinho. Professor designado do Departamento de Ciências da Computação (DCC) e do Departamento de Ciências da Administração (DCA) da Unimontes.

Downloads

Publicado

2017-01-11