A agenda ambiental na administração pública (A3P) versus políticas socioambientais no Brasil: caracterização e desafios

Autores

  • Jailson de Arruda Almeida Instituto Federal de Pernambuco
  • Suiane Valença Brandão Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Fábio José de Araújo Pedrosa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0018

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão pública, Responsabilidade socioambiental, Política estatal.

Resumo

Em meio à profunda e complexa crise socioambiental que afeta os mais diversos aspectos da vida humana, emerge a necessidade de revisão dos atuais padrões de produção e consumo da sociedade. No âmbito da Administração Pública, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) surgiu como uma das principais estratégias do Governo Federal Brasileiro para inserção de critérios de sustentabilidade em suas atividades. Nesta perspectiva, este ensaio teórico tem como objetivo analisar o programa A3P sob a ótica das políticas públicas socioambientais no âmbito Federal Brasileiro. As bases teóricas do manuscrito foram construídas a partir de pesquisas do tipo bibliográfica e documental e os resultados mais relevantes do estudo indicaram que o programa A3P constitui uma importante ferramenta estratégica para a efetivação de políticas públicas socioambientais, embora sejam muitos os desafios para a ampliação de sua usabilidade, a exemplo dos desalinhamentos dos modelos de gestão existes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson de Arruda Almeida, Instituto Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Especialista em Gestão Ambiental, pela Faculdade Internacional Signorelli (2013) e em Gestão Pública, pelo Instituto Federal de Pernambuco (2015). Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, pela Universidade de Pernambuco (2016). Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (UNESP/UFPE). Atualmente atua como docente no IFPE-Campus Pesqueira, ministrando disciplinas na área de Gestão e Negócios. Tem experiência na área de Administração e seus interesses de estudo estão voltados à gestão de recursos hídricos, à responsabilidade socioambiental na administração pública e à gestão para o desenvolvimento local sustentável.

Suiane Valença Brandão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente do Magistério Superior na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE. Consultora Ad Hoc de produção acadêmica. Doutoranda em Administração, cuja linha de pesquisa é Estratégia, Finanças e Sustentabilidade Empresarial, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Mestra em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - FCAP, da Universidade de Pernambuco - UPE e graduada em Administração de Empresas pela mesma Universidade. Possui experiência técnica e docente na área de Administração, com ênfase em Políticas Públicas e Consultoria Organizacional e busca desenvolver trabalhos também em Gestão do Desenvolvimento Local, Gestão de Projetos e Metodologia do Trabalho Científico.

Downloads

Publicado

2017-01-11