Conjecturas entre indivíduo empreendedor e capital psicológico

Autores

  • Luciano Gonçalves de Lima Universidade Estadual do Paraná
  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0014

Palavras-chave:

Comportamento organizacional positivo, Capital Psicológico, Indivíduo empreendedor, Comportamento empreendedor.

Resumo

As características consideradas para o comportamento empreendedor e as capacidades psicológicas que formam o capital psicológico se imbricam em referências positivas. A área do empreendedorismo traz algumas controvérsias quando busca identificar características do indivíduo empreendedor, discriminando empreendedores de não empreendedores, por meio de atitudes empreendedoras, ações, comportamentos e também algumas competências distintivas, visto que para ser caracterizado como empreendedor é preciso ter algumas qualificações que o diferencie de outros profissionais. A psicologia positiva pode contribuir ao apresentar as capacidades positivas instituídas pelo capital psicológico positivo ou simplesmente pelo capital psicológico (PsyCap), que produz um estado de acréscimo psicológico positivo em que a pessoa predispõe-se a apresentar uma elevada confiança para despender o esforço necessário para ser bem sucedida em tarefas desafiantes, fazer atribuições positivas acerca dos acontecimentos que vão suceder no presente e no futuro, manifestar perseverança em relação aos objetivos definidos, e, quando necessário, mostrar-se capaz de redirecionar os meios para atingir os fins, além de revelar capacidade para recuperar de adversidades. Este artigo tem como objetivo trazer reflexões de possíveis convergências entre as características do individuo empreendedor e o construto do capital psicológico. Dessa forma, apresentamos alguns pontos fundamentais da literatura sobre individuo empreendedor e capital psicológico com o intuito de evidenciar especificidades dessas duas áreas. Ao final são exibidas que as capacidades psicológicas que formam o constructo do capital psicológico, autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência apresentam pontos de aproximação com várias características que elegem um indivíduo como empreendedor, e aponta necessidades de estudos empíricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Gonçalves de Lima, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Administração (UNINOVE-SP), com Módulo Internacional na Université Paris-Dauphine/França, Mestre em Administração (UMESP-SP), Bacharel em Administração (FAFIPA - Pr). Licenciatura Plena em Pedagogia ( FAPI - Pr). Psicopedagogo Institucional (FAPAN - Pr). Especialista em Marketing - Faculdades Maringá - Pr. Especialista em Gestão Empresarial -MBA Executivo - UEM/Pr. Especialista em Educação - UTFPR. Professor da Rede Municipal de Educação de Paranavaí-Pr; Assessor Administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí-Pr.; Professor do Colegiado de Administração da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Paranavaí. Com interesse de pesquisa na área de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comportamento Empreendedor e no contexto da Economia Solidária.

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho

Livre-Docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP, Pós Doutorado na linha de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras na FGV-SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto e Graduação em Psicologia ? FFCLRP-/USP. Pesquisadora FAPESP-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP e membro do grupo de pesquisa na linha de Empreendedorismo e Pequenas Organizações. Atua como docente nas disciplinas de Fronteiras do Conhecimento em Empreendedorismo e Pequenas Organizações, Empreendedorismo e Metodologia de Pesquisa. Fundadora e Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas ? ANEGEPE de 2011 até 2016. Editora da REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas desde 2017. Avaliadora de projetos de diferentes fontes de fomento ? Fapesp, Capes e CNPq. Avaliadora ad-hoc de 24 periódicos científicos e de congressos nacionais e internacionais. Autora de 54 artigos científicos, 5 livros, 18 capítulos de livros e organizadora de 2 livros. Áreas de interesse como pesquisadora em Empreendedorismo, especialmente nos estudos que abordam comportamento empreendedor, aspectos psicológicos, afetivos e cognitivos e gênero.

Downloads

Publicado

2017-01-11