Pesquisa em franchising: uma análise bibliométrica

Autores

  • Belmiro Nascimento João Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Amalia Costa Farias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0013

Palavras-chave:

franchising, análise bibliométrica, web of science

Resumo

O presente artigo tem por objetivo de pesquisa realizar uma análise dos principais avanços e tendências sobre o tema “franchising”, com a finalidade de identificar autores, estudo da evolução das citações, instituições, periódicos, volume de publicações sobre o tema, artigos mais relevantes e as suas principais contribuições. O termo “franchising”, foi utilizado na busca na base de dados do Web of Science por meio da análise bibliométrica que possibilitou identificar 1101 artigos. Com essa análise foi possível traçar a evolução histórica sobre o tema, bem como a análise dos picos e as baixas nas publicações e, principalmente, a ampliação do escopo de pesquisa. No início os interesses dos pesquisadores concentravam-se apenas na perspectiva econômica, envolvia relações contratuais, propriedade e distribuição, entretanto, o crescimento do modelo que favoreceu o surgimento de novas e redes e o amadurecimento de outras, fator que levou os pesquisadores a ampliar o escopo das análises, envolvendo, tecnologia, empreendedorismo, varejo, comportamento organizacional, ou seja, sobre a perspectiva de marketing, estratégias e estudos organizacionais. As mudanças não ocorrem apenas nas áreas de interesse, novos países, centros de pesquisa e novos periódicos passaram a publicar sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belmiro Nascimento João, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-Doc -ADM - FEA/USP. Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Mestre em Administração PUC/SP. Eng. Mecânico e Administrador - Univ. Mackenzie. É Professor Titular na PUC/SP e Avocational Lecture - Steinbeis University Berlin. Ex-Professor da EAESP/FGV, IBMEC/SP (Atual Insper) e Universidade Católica de Santos. Pesquisador e Professor-Visitante da Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão - Itália). Ex-Coordenador do PPGA em Administração da PUC/SP (Gestão 2013/2015 e 2015/2017). Publicou +70 artigos completos em periódicos nacionais e estrangeiros (Inglês, Espanhol, Galego e Português) sendo diversos destes de alto impacto (Qualis-CAPES/JCR/SCOPUS/SciELO/SPELL). Publicou mais de 100 trabalhos em anais de eventos nacionais e estrangeiros (Português, Espanhol e Inglês). Possui Livros e Capítulos de livros publicados em editoras internacionais (PEARSON, THOMSON, CENGAGE). Participou de eventos no exterior (EUA, Argentina, Chile, Itália e Espanha) e mais de 50 no Brasil. Orientou mais de 60 dissertações/teses de Mestrado/Doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e TCC na área de Administração. Recebeu diversos prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena grupo de pesquisa em Estratégia e Negócios Internacionais e pesquisas em Analítica de Negócios (Big Data, Machine Learning). Atua na área de Administração, com ênfase em TI, Estratégia, Negócios Internacionais e Métodos Quantitativos. Possui ampla experiência profissional como Analista, Especialista e Gerente de Sistemas de Informação em empresas líderes, nacionais (Bradesco e Pão de Açúcar) e internacional (Citibank NA) além de atuar como consultor em Sistemas de Informação. É o revisor das últimas 4 edições brasileiras do livro do Laudon & Laudon (PEARSON Prentice-Hall). Em suas atividades profissionais interagiu com dezenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Consultor ad-hoc do CNPq, Capes, SciELO, CEE-SP e INEP. Membro da "Academy of International Business" (AIB) e Membro Fundador do Capítulo América Latina da AIB. Associado ANPAD (ESO, ADI, GCT, GOL, MKT).++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Belmiro N. João (a dual Brazilian and Portuguese citizen). Full Professor and Coordinator of Business Administration Graduate Studies Program in Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC/SP - Brazil). Avocational Lecture at Steinbeis University Berlin (Germany). Visiting Professor and Researcher at Università Cattolica del Sacro Cuore (Milan-Italy). Post-Doctoral fellow in Strategy - University of São Paulo (USP - Brazil). Ph.D. in Communication and Semiotics PUC/SP. Master in Science - Business Administration PUC/SP. Bachelor of Science. Business Administration, Mackenzie University. Bachelor of Science. Mechanical Engineering, Mackenzie University. Research interests in Strategy, International Business and Analytics&Big Data. Research Leader in International Business and Competitiveness at PUC/SP. Member of the Academy of International Business (AIB). Founding Member of the Chapter for Latin America of the Academy of International Business (AIB-LAT). For further references / informations, please see the bottom of this page.

Amalia Costa Farias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Administração, Especialista em Marketing e Bacharel em Administração. Área acadêmica: ? Experiência docente: experiência de dez anos como professora do ensino superior nos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Marketing, Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Logística, Comércio Exterior, Gestão da Qualidade, Recursos Humanos e Secretariado. Área Corporativa: ? Vivência empresarial em gestão em marketing, comercial em empresas de serviços. ? Atuação na área de treinamento, com experiência realizar levantamento de necessidades, desenvolvimento de manuais operacionais e material de treinamento. ? Inteligência de mercado (análise de mercado, monitoramento e estudo do mercado, concorrência e clientes potenciais), planejamento e implementação. ? Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing: segmentação e posicionamento de mercado, lançamento de produto/serviços e ativação de produto/serviços por meio de gerenciamento de campanhas e realização de eventos. 

Downloads

Publicado

2017-01-11