Como gestores planejam seu comportamento nas redes sociais online

Autores

  • Leonardo Quintas Rocha Faculdade de Tecnologia
  • Ariana Marchezi de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexandre dos Santos Cerqueira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Miguel Carlos Ramos Dumer Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0010

Palavras-chave:

Redes Sociais Online, Comportamento Planejado, Gestores.

Resumo

A utilização crescente das redes sociais online, a interação dinâmica que estas proporcionam e a manifestação de comportamentos e imagens das pessoas que estão conectadas às mesmas são apresentadas na pesquisa com o objetivo de compreender como os gestores planejam seu comportamento nas redes sociais online, com base na teoria do comportamento planejado do Ajzen (1991). O estudo, de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de entrevistas de cunho exploratório teve a amostra de 09 gestores, com base na técnica do incidente crítico, para identificar os atributos específicos de comportamento, considerando os desdobramentos positivos e negativos, e a análise de fatos importantes relacionados ao planejamento comportamental dos gestores nas redes sociais, em específico o Facebook. Os resultados encontrados mostraram que o modelo teórico de Ajzen (1991) aplica-se de forma significativa à explicação do comportamento planejado dos gestores. A principal observação recai sobre a ação do construto controle do comportamento percebido, como agente moderador e corretor das ações de comportamento planejado dos gestores. Foi constatado também que os gestores planejam o seu comportamento, muitas das vezes, sem levar em consideração os seus valores, que de acordo com o modelo teórico, está atrelado às normas subjetivas do indivíduo, porém ficou evidenciado um maior cuidado com a sua imagem refletida em suas ações comportamentais no Facebook, considerando que no ambiente profissional, os mesmos ocupam cargos que são observados por sua equipe e demais profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Quintas Rocha, Faculdade de Tecnologia

Doutorando em Administração na Universidade Federal do Espírito Santo UFES, Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School, Pós-graduado em Gestão de Pessoas pela FAESA e MBA em Negócios de Rede pela UVV, Graduado em Ciências da Computação pela FAESA e Graduando em Administração na UNOPAR. Professor de cursos de graduação, Coordenador de cursos, Coordenador de Pesquisa e Extensão no CET-FAESA. Interesse especial por pesquisas sobre Gestão de Pessoas, Estratégia, Inovação e Processos Organizacionais.

Ariana Marchezi de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2009) e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE (2015), na linha de pesquisa de Estratégia e Governança Pública e Privda .Doutoranda em Administração de Empresas na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, na linha de pesquisa Práticas Organizacionais e Culturais. Possui interesse especial por pesquisas sobre Administração Pública/Políticas Públicas Municipais e Gestão de Pessoas/Comportamento Organizacional. Possui experiência na área de Gestão Financeira e Econômica, atuando por 8 anos em uma empresa multinacional de grande porte do setor de mineração.

Alexandre dos Santos Cerqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação no Curso de Formação de Oficiais (1993), graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Especialização em Administração Pública pela Universidade Gama Filho e em Perícia de Incêndios e Explosões pela Universidade de Vila Velha. Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE em 2014. Doutorando em Administração na Universidade Federal do Espírito Santo Trabalha no Corpo de Bombeiros Militar do ES, tendo sido Cmt do 1BBM, 3BBM, Chefe do Centro de Atividades Técnicas e Assessor Estratégico, Diretor de Operações e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil. Atualmente exerce o cargo de Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

Miguel Carlos Ramos Dumer, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Administração pela UFES. Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Especialização em Gestão Educacional pelo CESAP-Isecub e Graduação em Ciências Contábeis pela UFES. Ganhador do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Professor Doutor Antônio Lopes de Sá - 1º lugar na categoria Acadêmico-Científica - concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais em 2013. Aprovado em 1º lugar geral no Doutorado em Administração da UFES, processo seletivo de Aluno Regular (TURMA 2016-01). Tem experiência como professor e pesquisador nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e Educação, com ênfase em Governança, estudos que identifiquem a relevância das informações contábeis/financeiras para usuários (em especial gestores), e estudos sobre formação educacional e práticas de gestão. Possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais além de artigos publicados e/ou apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2017-05-10