Perfil de risco e otimismo em decisões de investimento: uma análise das finanças comportamentais

Autores

  • Flávia Helena Faria Universidade Federal de Ouro Preto
  • Virgínia Arlinda da Silva Cardoso Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0004

Palavras-chave:

Finanças Comportamentais, Ilusões Cognitivas, Risco

Resumo

Esta investigação tem o objetivo de avaliar as possíveis relações entre o nível de otimismo e o perfil do investidor. Na busca de interpretar o problema proposto o tema foi escolhido por ser uma nova vertente nos estudos dos mercados financeiros, enaltecendo áreas científicas importantes como a Sociologia e a Psicologia. Neste sentido, para a condução do estudo, preocupou-se em traçar os aspectos manifestados no comportamento do investidor, desvendando questionamentos através dos pilares fixados nas perspectivas das Finanças Comportamentais. Diante da importância de analisar o comportamento do investidor, mais especificamente a relação de risco e o nível de otimismo destes agentes, também houve a pretensão de medir esta relação através de análises e testes de comparação entre grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Helena Faria, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em CIENCIAS CONTÁBEIS pela FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE (2004). Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes (2015). Servidora Pública técnico administrativa da Universidade Federal de Ouro Preto e professora credenciada da Universidade Federal de Ouro Preto, no Instituto de Ciências Econômicas desta Instituição. Experiência em docência e tutoria na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Produção científica direcionada para a temática gênero.

Virgínia Arlinda da Silva Cardoso, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada e Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Gestora Pública pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. É servidora pública ocupante do cargo de Assistente em Administração, tanto pela Universidade Federal de Viçosa (2011), quanto pela Universidade Federal de Ouro Preto ( a partir de 2011 até a presente data). Atualmente exerce a função gratificada de Chefe da área de Empenho, junto à Diretoria de Orçamento e Finanças - DOF/ UFOP. Atuou também como tutora do curso de Administração Pública do Centro de Educação Aberta e Distância da UFOP.

Downloads

Publicado

2017-05-10