Efeitos do crédito como variável da inadimplência, inflação e desemprego na economia brasileira

Autores

  • Rodrigo Rodrigues de Freitas Universidade Candido Mendes
  • Ronaldo Bernardo Junior Universidade de São Paulo
  • Lansana Seydi Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0003

Palavras-chave:

Crédito, Inadimplência, Desemprego, Inflação.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar os efeitos da elevação da relação volume de crédito/PIB. Os dados analisados foram coletados de uma série temporal de 10 anos, e a escolha do período teve como critério englobar uma época na qual vigorou uma estabilidade econômica, tendo o cuidado de minimizar as mudanças de metodologias dos institutos de pesquisa considerados. Fazendo uso da literatura que enfatiza a qualidade da análise de crédito mediante as assimetrias de informação, seleção adversa e risco moral, buscou-se avaliar os efeitos da elevação do volume de crédito sobre a inadimplência, inflação e atividade econômica. Não houve a intenção de trabalhar à luz de uma única corrente de pensamento, e sim, fazer uso de fontes distintas que possibilitassem observações das mudanças do volume de crédito e seus efeitos na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues de Freitas, Universidade Candido Mendes

Doutorando em Engenharia de Transporte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE. Mestre em Economia Empresarial (Escola de Economia - Universidade Cândido Mendes), Graduado em Administração de Empresas (Faculdade São Paulo Apóstolo). Experiência profissional: Nas áreas de Risco financeiro, específico em crédito e cobrança, atividades de consultoria em finanças e projetos financeiros, projeção de dados econométricos e análises macroeconômica. Atividades militares como Oficial de Engenharia do Exército Brasileiro. Professor universitário nas áreas de ciências sociais aplicadas em gestão empresarial, finanças e investimento e economia. Atualmente trabalho no Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-RJ - Unidade Itaguaí. Membro do LabSim - Laboratório de Simulação do CEFET-RJ e do Laboratório de Transporte de Carga - LTC/COPPE/UFRJ.

Ronaldo Bernardo Junior, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Organizações na Universidade de São Paulo (USP). É Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Cursou Mestrado Acadêmico em Administração na Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) (créditos); Especialista MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduado em Administração Pública e em Administração de Empresas pela UFRRJ. Possui formação em EAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor do CEFET-RJ, no curso Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Business Process Management (BPM), Mudança organizacional, Estratégias organizacionais, Inovação em negócios, Estratégias pessoais, Abordagens ágeis.

Lansana Seydi, Universidade Gama Filho

Possui graduação em Administração pela Universidade Gama Filho (1998), mestrado em Estudos Internacionais Comparados pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em ECONOMIE INTERNATIONALE- Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2010). Atualmente é visitante do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos, professor palestrante do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos, visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor da Universidade Santa Úrsula, empregado da Universidade Gama Filho, professor da Universidade Castelo Branco, professor de gestão financeira no curso de mba do Instituto Infnet do Rio de Janeiro e colaborador - Centre d' Études du Développement International des Mouvements Économiques. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: capital estrangeiro, competitividade, comércio internacional, zona econômica especial e agricultura. Atualmente professor RTI da USU e membro do NDE. Leciona Matemáticia Financeira, Marketing e Engenharia Econômica no curso de Engenharia de Produção na Uniesp. Foi professor na Unicarioca 20017. È professor nas Faculdades Integradas Maria Thereza-FAMATH-Niterói.

Downloads

Publicado

2017-01-11