Modais logísticos e a sua importância para a o agronegócio brasileiro: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Cristian Rogério Foguesatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Dalzotto Artuzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Wagner Pietrobelli Bueno Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Armando Dessimon Machado Universidade de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.003.0013

Palavras-chave:

Canais de Distribuição, , Canais de Suprimento, canais de distribuição, Modais de Transporte, canais de suprimento, Logística, modais de transporte, logística

Resumo

O agronegócio tem papel de destaque no cenário brasileiro. Seu desempenho envolve o deslocamento de matérias-primas e produtos acabados até o consumidor final, o que é realizado por meio dos canais de suprimento e distribuição (modais logísticos). Com esse enfoque, a pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico a partir de estudos indexados na base de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online) que abordem temáticas que relacionem os canais de suprimento e distribuição com o agronegócio brasileiro de forma geral, a fim de identificar o nome dos periódicos, o anos em que ocorreram as publicações, as palavras-chave mais utilizadas, as fontes de dados, os autores que estudam esse tema e suas conclusões. As seguintes palavras-chave foram utilizadas nos campos de buscas disponíveis: logística, canais de suprimentos, canais de distribuição, custos de transporte e modais logísticos. Dessa forma, foram encontrados 24 artigos em sete periódicos: Gestão e Produção, Revista de Economia e Sociologia Rural, Revista de Administração Contemporânea, Journal of Transport Literature, Revista Brasileira de Fruticultura, Produção e Revista Brasileira de Economia. Os artigos destacam principalmente a intermodalidade de transportes como estratégias na maximização do desempenho logístico; a importância das ferrovias no deslocamento de commodities voltadas para exportação e a criação de modelos de programação linear e de metas com o objetivo de criar modelos satisfatórios nos canais de distribuição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Rogério Foguesatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cristian Rogério Foguesatto (01/10/1992) é doutorando e mestre em Agronegócios (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e graduado em Administração (Universidade Federal de Santa Maria). Tem experiência nas áreas de Gestão Agrícola e Agroindustrial, atuando nos seguintes temas: análises comportamentais, desenvolvimento local e regional. 

Felipe Dalzotto Artuzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Agronegócios - UFRGS. Mestre em Agronegócios - UFRGS. Graduado em Agronomia - UFSM e Administração - UFSC. Tem experiência na área da agronomia e administração, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de inovação tecnológica no agronegócio (adoção e difusão de tecnologias), cadeias produtivas, impacto ambiental das inovações tecnológicas e gestão e administração rural. Participante dos grupos de pesquisas em "Bioeconomia" e "Controladoria, contabilidade e custos em organizações do agronegócio".

Wagner Pietrobelli Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando Engenharia de Produção pela UFRGS, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM, Bacharel em Administração pela UFSM. Técnico Contábil CRC-RS-087444/O7. Membro do Centro de Estudos em Gestão de Operações de Sistemas Complexos (CEGOSC). Execução de trabalhos no LOPP-UFRGS (Laboratório de Otimização de Produtos e Processos) Intercâmbio Mendoza (Argentina) na Universidad de Congreso na área da Administração. Experiência como coordenador administrativo nas áreas de (Gestão em Estoques, Gestão de Pessoas, Planejamento e Controle, Contabilidade Fiscal). Experiência no setor terciário como programador de produção e indústrias de manufatura. Proposta de pesquisas: Lean Manufacturing, Lean Healthcare Based-Simulation, Systems Complex, Método Multicritério, Resilient Health Care, Safety in Pratice.

João Armando Dessimon Machado, Universidade de Córdoba

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba/Espanha (1999). Atuou como extensionista rural de 1980 a 1988. Atualmente é professor titular junto ao Departamento de Economia e Relações Internacionais/FCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação, no Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e no Pós-Graduação em Agronegócios. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Economia Rural e Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, tomada de decisão, sistemas de produção, sistemas de informação e bovinocultura de leite. 

Downloads

Publicado

2016-11-30