Atribuições e dificuldades dos controladores internos municipais na região da Amcespar (PR)

Autores

  • Tiago Eloy da Luz Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Aaron Clazer Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Flávio Ribeiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.003.0011

Palavras-chave:

Controle Interno, Controle interno, Gestão Pública, Atribuições e dificuldades, Atribuições e Dificuldades

Resumo

O Controle Interno consagra-se como uma ferramenta pertinente para a melhoria da gestão pública. Suas atividades promovem o atendimento aos princípios constitucionais e orientam o gestor público sobre equívocos ocorridos nas atividades administrativas. Visando contribuir efetivamente à Administração Pública, este trabalho tem por objetivo identificar as principais atividades atributivas dos controladores internos de órgãos públicos municipais, da região da AMCESPAR, em frente ao hodierno panorama da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, além de evidenciar as dificuldades encontradas no exercício de suas funções. Os procedimentos metodológicos aplicados são exclusivamente por meio do delineamento de levantamento de dados, possuindo cunho descritivo e utilizando abordagem quantitativa e qualitativa, onde aplicou-se um questionário estruturado. Dos dez municípios pertencentes a amostra, obteve-se respostas de nove questionários. Os resultados obtidos sugerem que as principais atribuições dos controladores internos são a participação efetiva em audiências públicas, a verificação periódica de empenhos emitidos e pagamentos efetuados, a averiguação dos índices obrigatórios o acompanhamento e fiscalização da adequação da LOA quanto às diretrizes do PPA. As principais dificuldades encontradas sugerem a falta de apoio jurídico para subsidiar as decisões dos controladores; a carência de idealização prévia das atividades a serem realizadas pela Administração Pública; a ausência do estabelecimento de mecanismos que comprovem a gestão fiscal responsável, e a falta de integração entre os setores da Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Eloy da Luz, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015). Bolsista Capes - Mestrado em Contabilidade (2017). Servidor público estatutário em licença - Prefeitura Municipal de Mallet/PR. Possui interesse na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Pública, Controladoria Interna, Administração Pública, Sustentabilidade, e Contabilidade Ambiental.

Eduardo Aaron Clazer, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Especialista em Controladoria e Finanças – UNICENTRO/I. Professor colaborador do Departamento de Ciências Contábeis (DECIC) da UNICENTRO - Campus de Irati.

Flávio Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, (2006), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, (2011), Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná, (2013). Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Estudante e pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Bolsista Capes - Doutorado em Contabilidade - UFPR (2016). Monitoria em Estágio Docência na UFPR na área de Contabilidade Financeira (2012-2013). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Ciências Contábeis (DECIC) - UNICENTRO - Campus de Irati. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade financeira, conhecimento cientifico, capital de giro, estrutura financeira, contabilidade púbica e ensino e pesquisa em contabilidade. 

Downloads

Publicado

2016-11-30