O impacto da cultura organizacional no desempenho financeiro das empresas da região norte de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.003.0004Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Desempenho, Desempenho FinanceiroResumo
O entendimento da cultura organizacional é um elemento fundamental na gestão, considerando as constantes mudanças do ambiente organizacional e a necessidade de adaptação interna e integração externa das organizações. Este artigo tem por objetivo estudar se a cultura organizacional influencia o desempenho financeiro das organizações, bem como o impacto de acordo com a cultura predominante. A cultura organizacional é avaliada a partir do Organizational Culture Assessment Instrument, desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), com seis dimensões – características dominantes, liderança organizacional, gestão de colaboradores, espírito de grupo, ênfases estratégicas e critérios de sucesso – e, deste enquadramento resultam quatro culturas: clã, adocrática, de mercado e hierárquica. Em termos metodológicos, através de um inquérito por questionário identifica-se o tipo de cultura predominante nas empresas da região Norte de Portugal e, para estudar as relações entre a cultura organizacional e o desempenho financeiro, recorre-se à análise de correlação e de regressão múltipla. Os resultados sugerem a existência de relações de pequena intensidade entre os tipos de cultura analisados (adocrática, de mercado e hierárquica) e o desempenho financeiro das empresas daquela região. Verifica-se um efeito positivo da cultura adocrática e de mercado no resultado líquido e um efeito negativo da cultura hierárquica, mas os resultados não evidenciam diferenças significativas no desempenho financeiro das empresas com culturas organizacionais distintas.
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