Produção acadêmica sobre gestão de recursos humanos em ongs: uma análise no campo da administração

Autores

  • Joao Cesar de Freitas Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago Lizardo Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • André Fonseca Viana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0018

Palavras-chave:

Organizações Não-Governamentais, Gestão de recursos humanos., Terceiro Setor, Gestão de Recursos Humanos

Resumo

O presente artigo aborda a produção bibliográfica sobre gestão de recursos humanos em Organizações Não-Governamentais (ONGs), focalizando periódicos e produções científicas na área da Administração. Tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema, auxiliando futuras investigações, bem como permitir uma reflexão mais crítica sobre as interlocuções dessa área de conhecimento sobre o assunto. Os resultados obtidos permitem identificar uma prevalência das subáreas de Finanças e Economia como ponto de origem de boa parte dos artigos publicados nos periódicos investigados, seguida pelas subáreas de Organizações, Sistemas e Métodos e de Recursos Humanos. A análise dos resultados recomenda o avanço da pesquisa científica em torno das ONGs, de forma a qualificar melhor o debate em torno dessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Cesar de Freitas Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Psicologia, (1994) Especialista em Gestão de Recursos Humanos (1995), Mestre em Psicologia Social (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atua eventualmente como professor colaborador da Fundação João Pinheiro. Tem experiência na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade e trabalho, gestão e identidade, saúde mental e trabalho, educação profissional. Atuou como: Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos da UFMG (período de 2002-2006); Coordenador do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LaPOT) da PUC Minas/São Gabriel (2007-2009); e Coordenador do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) da UFMG (2008-2009). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei, MG (2009-2011). Atualmente, atua envolvido na implantação de uma Assessoria de Recursos Humanos na Escola de Engenharia/UFMG e desenvolve estudos em torno das Clínicas do Trabalho e da inserção dos psicólogos na carreira profissional. Responde pela Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. 

Thiago Lizardo Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Administração de Empresas na PUC Minas e atuando na área de Recursos Humanos.

André Fonseca Viana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA Estadual Governador Milton Campos(2011). Tem experiência na área de Administração.

Downloads

Publicado

2016-11-30