O impacto das ações estratégicas dos governos estaduais no crescimento econômico

Autores

  • Jose Mario Bispo SantAnna Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças
  • Luiz Fernando Dalmonech Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças
  • Emanuel Rodrigues Junqueira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0014

Palavras-chave:

Estratégias Governamentais, Gastos Públicos, Setor Privado, Setor Público

Resumo

Esse trabalho analisa o impacto da estratégia deliberada dos governos estaduais, ao executar os gastos públicos, no crescimento econômico estadual, por meio de dados obtidos na Secretaria do Tesouro Nacional no período de 1999 a 2009. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto das ações estratégicas dos governos regionais, na execução dos gastos públicos e sua relação com crescimento econômico. A relevância para a realização desse trabalho é a de fornecer informações que permitam uma discussão sobre a execução dos gastos governamentais em relação aos objetivos estratégicos, permitindo dessa forma identificar e reconhecer como é o comportamento do planejamento em relação ao crescimento econômico de curto e longo prazo, implementados via orçamento anual (LOA). Como ferramenta estatística foi utilizada a configuração de dados em painel. A variável dependente utilizada foi o produto interno bruto privado dos estados (PIBPRIEST), as variáveis independentes utilizadas no modelo foram ano de eleição, às despesas governamentais presentes no orçamento-programa de cada Estado da Federação, representando o que foi consumido pelas ações estratégicas governamentais dentro de suas respectivas funções de gastos e como variável de controle o PIB privado do país (PIBPRIBRA). Os resultados obtidos estatisticamente evidenciam que em sua grande maioria as ações estratégicas governamentais não estão relacionadas com o crescimento econômico, sendo, portanto, ações estratégicas improdutivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Mario Bispo SantAnna, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças

Doutorando em Administração UFES (2015 -2018) Mestre em Contabilidade (FUCAPE-2006), Mestre em Administração (FUCAPE-2011). Especialização em Gestão Pública Municipal (IFES 2011). Especialista em Contabilidade (Castelo Branco -1995), Comércio Exterior (UFES -1995), Mercado (UVV-1998). Auditor Estado desde (1996) vinculado a Secretaria de Transparência e Controle, do Governo do Estado do Espírito Santo (SECONT), atuou como Gerente de Finanças (1998 - 2002), respondeu pela Subsecretaria de Orçamento e Finanças SEFAZ (2001- 2002); Experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Membro do COMITÊ GESTOR DE TRABALHO para Ajuste do Imobilizado e Estoque do Governo do Estado do Espírito Santo. Membro da Comissão de Saneamento do Imobilizado da SECONT.Professor de graduação na FUCAPE BUSINESS SCHOOL de 2009 A 2013 da disciplina Auditoria e de 2009 a 2010 de Planejamento Tributário. Professor de graduação na UNIEST nas disciplinas Contabilidade Tributária, Desenvolvimento Regional desde 2006. Docente da ESESP ? Escola de Serviços Públicos do Espírito Santo desde 1997, ministrando curso de Finanças e Gestão de Materiais e Gestão de Patrimônio no Serviço Público. Docente na ERX - BRASIL no Seminário de Gestão Patrimonial com Enfoque no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 2013/2014. Professor de Pós Graduação na FUCAPE BUSINESS SCHOOL na disciplina Incentivos Fiscais do curso de Pós Graduação Gestão Tributária e Sucessória (2010 a 2014) Professor de Pós Graduação do Centro Universitário de Vila Velha nos cursos de Contabilidade e Auditoria Governamental (2007 e 2009) e Gestão Integrada em Segurança Pública (2009), Professor de Pós Graduação na Fundação Castelo Branco de Colatina -(ES) no curso de Auditoria e Finanças (2006 e 2007), Professor de Pós Graduação na Faculdade Nova Venécia (ES) - UNIVEN no curso de Auditoria e Perícia Contábil em 2008.

Luiz Fernando Dalmonech, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças

Possui Mestrado Profissional em Ciências Contábeis pela FUCAPE/ES e especialização em Marketing pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro. Possui também Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Custos pela Faculdade Humanas de Vitória. Foi professor adjunto da Fundação São João Batista - Faculdade de Aracruz (FAACz) e Gerente de Contratos e Convênios da autarquia vinculada à Secretaria de Justiça (SEJUS). Foi professor e coordenador das áreas de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Uniest - Educacional Centro-Leste S/C Ltda e da Faculdade de Guaçuí (UVV Guaçuí). Foi pesquisador da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Ciências Contábeis, Economia e Finanças (FUCAPE/ES), com vários artigos apresentados em congressos, como ANPCONT, Congresso de Custos, ENANPAD, Congresso Internacional de Custos e publicados em revistas como RAE, RAP e REGE. Tem ampla experiência nas áreas de atacado e varejo, atuando principalmente nas áreas de vendas, administração de materiais, produção e finanças. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e do Curso Superior em Sistema de Informação e Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo.

Emanuel Rodrigues Junqueira, Universidade de São Paulo

Professor Adjunto do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, exerce a função de Chefe do Departamento. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993). É Pós-doutor (2016), doutor (2010) e mestre (2002) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Foi Visiting Scholar na Manchester Business School (2009). Pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas Gerenciais da FEA/USP. Suas áreas de interesse envolvem: contabilidade para usuários internos - controladoria, contabilidade gerencial, controle gerencial e estudos que envolvam o processo de mudança organizacional, em especial, nos sistemas de controle das mesmas.

Downloads

Publicado

2016-11-30