Composto de marketing da carne de siri pescado com gaiolas no litoral do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0007Palavras-chave:
Comércio de Pescados, Comércio de pescados, Crustáceos, Siri de gaiola., Litoral do Paraná, Siri de GaiolaResumo
O elevado esforço de pesca que praticado no litoral paranaense conjuminou que os estoques naturais de peixes e camarões não conseguiram se reproduzir a mesma velocidade das inovações tecnológicas, fato que obrigou muitas famílias de pescadores a buscarem alternativas de renda. Entre as novas atividades surgiu a pesca do siri com gaiolas, atualmente praticada por mais de 150 famílias que comercializam a carne do crustáceo junto a restaurantes especializados em frutos do mar. Apesar do crescimento da atividade no contexto de geração de renda regional, não foram encontrados estudos sobre o sistema de comércio deste produto. Neste contexto, visando subsidiar o estabelecimento de ações de marketing para o segmento comercial varejista da cadeia produtiva do siri pescado com gaiolas, este estudo investigou a influência do composto de marketing: preço, praça, promoção e produto, no comportamento de compra do consumidor. Foi realizado entre setembro a novembro de 2015, estudo exploratório-descritivo junto a 177 consumidores. Identificou-se que o consumo médio era de 2,69 vezes ao ano, sendo que as principais iguarias feitas da carne de siri eram a casquinha de siri frita (n=87%), seguido pelo bolinho da carne de siri (n=31%) e posteriormente risoto, hambúrguer e pizza (13%). Concluiu-se que os principais produtos que a substituem a carne de siri de gaiola quando a mesma não é encontrada é o peixe e camarão, e em menor proporção carnes e aves. O preço, a aparência do produto, o cheiro, e qualidade do atendimento no momento da compra, são os fatores do composto de marketing que geram os maiores índices de insatisfação juntos aos consumidores.
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