Composto de marketing da carne de siri pescado com gaiolas no litoral do Paraná

Autores

  • Adilson Anacleto Universidade Estadual do paraná
  • Patricia Roberta Bonoli Universidade Estadual do Paraná
  • Gabriel Alcântara da Silva Universidade Estadual do Paraná
  • Jose Victor Andreatta Universidade Estadual do Paraná
  • Glaucia Marconato Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0007

Palavras-chave:

Comércio de Pescados, Comércio de pescados, Crustáceos, Siri de gaiola., Litoral do Paraná, Siri de Gaiola

Resumo

O elevado esforço de pesca que praticado no litoral paranaense conjuminou que os estoques naturais de peixes e camarões não conseguiram se reproduzir a mesma velocidade das inovações tecnológicas, fato que obrigou muitas famílias de pescadores a buscarem alternativas de renda. Entre as novas atividades surgiu a pesca do siri com gaiolas, atualmente praticada por mais de 150 famílias que comercializam a carne do crustáceo junto a restaurantes especializados em frutos do mar. Apesar do crescimento da atividade no contexto de geração de renda regional, não foram encontrados estudos sobre o sistema de comércio deste produto. Neste contexto, visando subsidiar o estabelecimento de ações de marketing para o segmento comercial varejista da cadeia produtiva do siri pescado com gaiolas, este estudo investigou a influência do composto de marketing: preço, praça, promoção e produto, no comportamento de compra do consumidor. Foi realizado entre setembro a novembro de 2015, estudo exploratório-descritivo junto a 177 consumidores. Identificou-se que o consumo médio era de 2,69 vezes ao ano, sendo que as principais iguarias feitas da carne de siri eram a casquinha de siri frita (n=87%), seguido pelo bolinho da carne de siri (n=31%) e posteriormente risoto, hambúrguer e pizza (13%). Concluiu-se que os principais produtos que a substituem a carne de siri de gaiola quando a mesma não é encontrada é o peixe e camarão, e em menor proporção carnes e aves. O preço, a aparência do produto, o cheiro, e qualidade do atendimento no momento da compra, são os fatores do composto de marketing que geram os maiores índices de insatisfação juntos aos consumidores.

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Biografia do Autor

Adilson Anacleto, Universidade Estadual do paraná

Bacharel em Administração pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá. Mestre em Ciências (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutor em Ciências (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós doutorando (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá Diretor do centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR- Paranaguá.

Patricia Roberta Bonoli, Universidade Estadual do Paraná

Atualmente é estagiária na Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ. Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá (UNESPAR). Possui graduação em Marketing pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2013). 

Gabriel Alcântara da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Possui conhecimento e vivencia profissional em serviços administrativos gerais, relacionamento com consumidor. Tem interesse por áreas pertinente a finanças, tais como mercado financeiro, gestão financeira, economia, dentre outros temas relacionados a área.

Jose Victor Andreatta, Universidade Estadual do Paraná

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Paraná.

Glaucia Marconato, Universidade Estadual do Paraná

Atualmente é estagiária na Intertek do Brasil Inspeções Ltda. Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Paraná.

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Publicado

2016-11-30