Impacto da estrutura de capital no EVA® dos bancos listados na BM&F BOVESPA

Autores

  • José do Socorro Assis Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Max D'Angelo Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Odálio dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alexandre Franco de Godoi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • João Oswaldo Esotico Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0004

Palavras-chave:

Estrutura de Capital nos Bancos, Bancos de Grande e Médio Porte., Geração de EVA® nas Instituições Financeiras, Bancos de Grande e Médio Porte

Resumo

Os fatores determinantes da geração de resultados e da estrutura de capital nas Instituições Financeiras têm sido temas amplamente discutidos nas Finanças Corporativas. O objetivo desta pesquisa é identificar o impacto da estrutura de capital na agregação de riqueza aos supridores de capital, considerando-se dois grupos de bancos com ações negociadas na BM&FBOVESPA: (i) grande porte e (ii) médio porte. Com base em uma amostra de nove bancos, sendo três de grande porte e seis de médio porte, e considerando os dados semestrais obtidos nas Demonstrações Financeiras entre 2009 a 2014, período após a crise bancária de 2008, são testadas três hipóteses com a utilização de técnicas estatísticas de regressão linear e quadrática, correlação de Pearson e valor-p. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e com metodologia empírico-analítica, utilizando-se das medidas de Índice de Alavancagem (IA) e Economic Value Added (EVA®). Os resultados indicam para características próprias nos grupos estudados. O grupo de bancos de grande porte apresentou alta explicação da geração de EVA® a partir de sua estrutura de capital. Em contrapartida, no grupo de bancos de médio porte a estrutura de capital não apresentou capacidade de explicação para a geração de EVA®, contudo, a pesquisa identificou outros dois fatores com capacidade de explicação neste grupo: (i) as despesas de Provisão para Créditos em Liquidação Duvidosa (PCLD) e (ii) o indicador de eficiência operacional. A justificativa deste trabalho baseia-se na relevância e atualidade do tema para a comunidade acadêmica e pela representatividade da atividade bancária no desenvolvimento econômico do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José do Socorro Assis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Linha de Pesquisa em Estratégia e Inovação, tendo como tema de pesquisa Análise do Impacto da Estrutura de Capital e Demais Determinantes na Performance de Resultados em Bancos, MBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral, Pos-Graduação em Finanças e Contabilidade na Fipecafi e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie. Como executivo desenvolveu sua carreira nos bancos Unibanco e Fibra, com experiência em Administração das Finanças Bancárias e atuando nas áreas de Controladoria e Planejamento. Na área de consultoria, desenvolveu trabalhos na área de Finanças nos Bancos Tribanco e BV. Na área de treinamento no segmento bancário, desenvolveu os módulos 1.Gestão Integrada de Ativos e Passivos em Bancos ALM e 2.Apuração da Rentabilidade dos Negócios Integrada com Performance Corporativa em Bancos, ministrado em diversas instituições de treinamento. Atualmente desenvolve projeto de implantação das informações ao ALM no Banco Pine S.A.

Max D'Angelo Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Administração pela PUC/SP(2017), especialização em Tecnologia Bancária pela POLI-USP(2010), MBA em Gestão Estratégica de TI - FGV(2006), Tecnólogo em Processamento de Dados pela - FATEC(2003). Certificado em ITIL V3 Foundation e Project Management Professional (PMP). Experiência de 12 anos em desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos de TI em empresas do segmento industrial e financeiro. Docente em disciplinas de Sistemas Operacionais, Compiladores, Gestão de Projetos, Modelagem de Sistemas, Banco de Dados e Inovação. 

José Odálio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui Livre Docência em Administração/Finanças pela FEA-USP (2012), Pós-Doutorado em Administração/Finanças pela FEA-USP (2007), Doutorado em Administração/Finanças pela FGV-SP (2000), Mestrado em Administração/Finanças pela PUC-SP (1993), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Industrial pela USP (1990), Graduação em Ciências Contábeis pela PUC-SP (1988) e Graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (1986). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando aulas de finanças corporativas, análise do risco de crédito e avaliação de empresas para a Graduação em Administração de Empresas e para a Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). É autor dos livros "Análise de Crédito - Empresas, Pessoas Físicas, Varejo, Agronegócio e Pecuária ", Editora Atlas, 2012 e "Valuation - Metodologias e Técnicas para Análise de Investimentos e Determinação do Valor Financeiro de Empresas", Editora Saraiva, 2011. ´ É autor de vários artigos publicados em revistas e apresentados em congressos acadêmicos conceituados (nacionais e internacionais). É coordenador de cursos empresariais e profissional de treinamento há mais de 15 anos, ministrando cursos de análise de crédito, avaliação de empresas, contabilidade básica, finanças pessoais e finanças corporativas. Foi profissional de Instituições Financeiras de grande porte (nacionais e estrangeiras), exercendo cargos de gerência e supervisão nas áreas de contabilidade, crédito e finanças. Pesquisa temas nas áreas de avaliação de empresas, finanças corporativas e gestão do risco de crédito.

Alexandre Franco de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Administração pela PUC São Paulo - Linha de Pesquisa em Estratégia e Inovação, tendo como tema de Pesquisa Análise da Estrutura de Capital e seus determinantes nos Bancos Brasileiros, Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC São Paulo, MBA Executivo em Gestão Tributária pelo INPG São Paulo, Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC Campinas, Extensão Acadêmica em IFRS pela Fipecafi/FEA USP, Extensão Acadêmica em Contabilidade Internacional pela PUC Campinas e Bacharelado em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Integrante do Núcleo de Estudos em Administração e Finanças (NEAF) da PUC São Paulo. Docente e pesquisador em exercício constante da educação continuada, através da realização de cursos e-learning, apresentação de trabalhos em simpósios e participação em seminários, palestras, oficinas técnicas e cursos. Professor no ensino superior em cursos de Pós Graduação e Graduação de disciplinas relacionadas a Administração Financeira e subáreas da Ciência Contábil. Membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) e do Grupo de Qualidade do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal - Campus Maria Auxiliadora Americana-SP). Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior de Americana - IESA. Aprovação no Concurso Público para Docente na Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ? Processo CEETEPS nº 4428/2008, publicado através do Edital 0409/2009 no DOE-SP em 20.02.2009. Atuou como gestor financeiro e contábil em empresa de grande porte do segmento de transportes de cargas aéreas nacionais e internacionais, possuindo experiência nas áreas de Administração Financeira e Contábil. Possui conhecimentos em línguas estrangeiras nos idiomas inglês, francês e espanhol.

João Oswaldo Esotico, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas São Paulo (1973). Pós graduação (latu sensu) em Administração de Recursos Humanos pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (1989) Mestrando em Administração - PUC-SP (2014-2016) Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração

Downloads

Publicado

2016-11-30