Curtumes artesanais sob a perspectiva da administração clássica

Autores

  • Jaysa Eliude Aguiar dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Karoliny Nascimento Apolinário Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0001

Palavras-chave:

Curtumes, Curtumes. Atividade artesanal. Teorias Administrativas. Administração Clássica. Princípios de Fayol., Atividade Artesanal, Teorias Administrativas, Administração Clássica, Princípios de Fayol

Resumo

O atual contexto organizacional é caracterizado pela dinâmica dos mercados, avanços tecnológicos e a necessidade de adaptação das organizações para sobreviver no ambiente competitivo. Assim, pela característica dinâmica, o ambiente organizacional acaba sendo balizado por modernas teorias administrativas. No entanto, é possível a identificação de setores e atividades que são regidos por princípios de teorias consagradas no passado, a exemplo da teoria clássica da administração. Nesse sentido, o seguinte problema de pesquisa foi levantado: os princípios descritos por Fayol na teoria clássica da administração consagrados no passado ainda são vigentes na gestão atual? Para responder a esse questionamento o seguinte objetivo foi colocado: verificar se os princípios descritos por Fayol na teoria clássica de administração consagrados no passado são vigentes na atividade de curtume artesanal de Cabaceiras (PB). Escolheu-se esse setor pela sua representatividade econômica, social e cultural para a região do Cariri paraibano. Para tanto, optou-se pela realização de um estudo exploratório e descritivo, pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas com curtidores de couro e agentes de órgãos de apoio. Os dados foram tratados a partir da técnica análise de conteúdo descrita por Badin (1977). Os resultados apontam que os quatorze princípios de Fayol da Administração Clássica são perfeitamente identificados nos curtumes artesanais de Cabaceiras (PB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaysa Eliude Aguiar dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba PPGA-UFPB. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pesquisadora associada ao Grupo de Estudo em Gestão, Inovação e Tecnologia- GEGIT/UFCG. Tendo como linha de pesquisa Gestão Estratégica, Organizações e Sociedade, com ênfase em Inovação e Conhecimento. Trabalhando nos seguintes temas: Inovação; Ciclo de Vida Organizacional; Estratégia, Gestão Estratégica de Pessoas; Redes Interorganizacionais e Capital Social.

Ana Karoliny Nascimento Apolinário, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou como professora de gestão nas empresas SENAC e SENAI, unidades Campina Grande - PB. Possui certificação do treinamento III TOP Mercados Derivativos da CVM. Possui certificação profissional CPA - 10, ANBIMA. Possui habilidades em Excel Avançado.

Downloads

Publicado

2016-06-25