Boas práticas para o aumento do índice de governança de TI na administração pública federal
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0020Palavras-chave:
Governança de TI, Governança de TI. Gerenciamento de serviços. Software Livre. GLPI. ITIL., Gerenciamento de Serviços, Software Livre, GLPI, ITILResumo
Neste artigo propõe-se a adoção de boas práticas na implantação do gerenciamento de serviços de T.I. utilizando software livre, com o propósito de melhorar os resultados do índice de governança de T.I. em instituições públicas federais. A pesquisa utilizou-se de abordagens práticas documentadas pela UNILA (Universidade da Integração Latino Americana), modelos práticos de implantação da governança e também métricas de gerenciamento de serviços propostos pelo modelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library) versão 3. A adoção de boas práticas contribui para o aumento do nível de governança e resulta em um impacto positivo na avaliação de controle aplicada pelo governo a cada exercício de dois anos nas instituições públicas federais, esta avaliação serve de parâmetro para melhor alocar o uso do dinheiro público na inovação da área de Tecnologia da Informação. Como resultado do trabalho são apresentadas recomendações acerca da implantação dos processos de gestão de serviços de T.I. utilizando a ferramenta livre GLPI.
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