Boas práticas para o aumento do índice de governança de TI na administração pública federal

Autores

  • Deivid José Smek Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Marcos Roque da Rosa Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0020

Palavras-chave:

Governança de TI, Governança de TI. Gerenciamento de serviços. Software Livre. GLPI. ITIL., Gerenciamento de Serviços, Software Livre, GLPI, ITIL

Resumo

Neste artigo propõe-se a adoção de boas práticas na implantação do gerenciamento de serviços de T.I. utilizando software livre, com o propósito de melhorar os resultados do índice de governança de T.I. em instituições públicas federais. A pesquisa utilizou-se de abordagens práticas documentadas pela UNILA (Universidade da Integração Latino Americana), modelos práticos de implantação da governança e também métricas de gerenciamento de serviços propostos pelo modelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library) versão 3. A adoção de boas práticas contribui para o aumento do nível de governança e resulta em um impacto positivo na avaliação de controle aplicada pelo governo a cada exercício de dois anos nas instituições públicas federais, esta avaliação serve de parâmetro para melhor alocar o uso do dinheiro público na inovação da área de Tecnologia da Informação. Como resultado do trabalho são apresentadas recomendações acerca da implantação dos processos de gestão de serviços de T.I. utilizando a ferramenta livre GLPI.

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Biografia do Autor

Deivid José Smek, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Parana (2014) e Especialização em Governança de Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015). Possui experiência na área de Testes de softwares, Gerenciamento de Serviços de T.I. e fiscalização de contratos de T.I no âmbito da esfera publica federal. Os interesses atuais de pesquisa envolvem a área de Projetos de softwares, Gestão de Conhecimento, Gestão de T.I., Governança Corporativa e de T.I., melhoria na maturidade de processos e alinhamento de T.I. a área de negocio.

Marcos Roque da Rosa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Marcos Roque da Rosa atua na área de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu. Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005) e pós-graduação em Engenharia de Software e Banco de Dados pela Universidade Estadual de Londrina (2007), também é Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UniCesumar (2016). Suas áreas de interesse envolvem, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gerenciamento de Serviços de TI, Governança de TI, Gerenciamento de Projetos e Administração Pública

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Publicado

2016-06-25