Construindo pontes entre cidadão e setor público: estudo de caso na ouvidoria da CELESC

Autores

  • Fernanda Chichorro Stahelin Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Aline Regina Santos Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade Estadual de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0019

Palavras-chave:

Ouvidoria Pública, Controle Social., Participação, Controle Social

Resumo

A ouvidoria pública tem como principal atribuição ser uma instituição que estabeleça ligação entre a administração pública e os cidadãos. Dessa forma, pode-se afirmar que ela busca promover a participação cidadã, o exercício da cidadania e o controle social. A ouvidoria possibilita a administração pública receber informações originárias da sociedade, e, a partir delas, torna-se possível a melhoria e aprimoramento contínuo dos serviços públicos prestados. Apreciada a relevância da ouvidoria pública, o objetivo deste artigo é ampliar os estudos sobre ouvidorias públicas a partir de uma realidade específica, no caso, a Ouvidoria da Centrais Elétricas de Santa Catarina S. A. – Celesc. Com atuação desde 1996, a ouvidoria da CELESC é a mais antiga do Estado de SC, por isso, a escolha deste órgão como objeto de análise. Para tanto, empreendeu-se um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, mediante a realização de entrevistas com o Ouvidor e a equipe da ouvidoria. Buscou-se identificar a estrutura, o funcionamento, os aspectos gerenciais e as possíveis contribuições na participação cidadã e controle social. Entre os principais resultados, destaca-se que a ouvidoria da Celesc, na percepção dos entrevistados, possui papel solidificado na organização e contribui para a melhoria dos serviços e participação cidadã. Ainda, o estudo traz algumas reflexões sobre aspectos relevantes ao funcionamento de uma ouvidoria e propõe sugestões de novas pesquisas sobre o tema.

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Biografia do Autor

Fernanda Chichorro Stahelin, Universidade Estadual de Santa Catarina

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Atualmente é auxiliar administrativo do Conselho Regional de Enfermagem. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Aline Regina Santos, Universidade Estadual de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestrado em Administração pelo Mestrado Profissional em Administração do Centro de Ciências em Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, PPGEP/UFSC (2009), com tese na área de Gestão da Reclamação e Recuperação de Serviços. É professora no Mestrado Acadêmico e Departamento de Administração Pública, da ESAG/UDESC e nos Cursos de Administração e Análise e Desenv. de Sistemas da Faculdade CESUSC, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Atua como pesquisadora e consultora, com experiência na área de Marketing de Serviços (Público e Privado). 

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade Estadual de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atuou como professor na UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Administração, área de Marketing, até sua aposentadoria, como professor adjunto IV. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-ESAG, na área de Marketing.Líder do GEPEM-Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing-ESAG/UDESC.Professora do Mestrado Profissional em Administração da UDESC e Graduação em Administração Empresarial.Membro fundador da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas-FEPESE/UFSC.Membro fundador da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, pesquisa de marketing,marketing de serviços, atendimento e vendas.

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Publicado

2016-06-25