Estratégias de operações de serviço no setor público: um exame a partir da produção científica brasileira no período de 2004-2014
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0011Palavras-chave:
Estratégia de Operações, Estratégia de operações, Operações de Serviço, operações de serviço, Operações no Setor Público, operações no setor públicoResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática do campo de Gestão de Operações de Serviços (GOS) no setor público, no período de 2004 a 2014, a fim de verificar as características e evolução das publicações nacionais na área. Os resultados da pesquisa foram divididos em resultados descritivos e resultados temáticos. Os descritivos buscaram responder quatro questões adaptadas do modelo proposto por Machuca et al. (2007): (A) Que variações, se houver, podem ter ocorrido no número de publicações em Operações de Serviço no setor público no decorrer dos anos? (B) Quais são os principais temas de pesquisa? (C) Que métodos são usados em pesquisas de GOS no setor público? (D) Quais são os setores de atividade mais estudados? Os resultados temáticos se basearam na classificação dos artigos segundo seu tópico focal - conteúdo ou processo - conforme apresentado por Dangayach e Deshmukh (2001) e Boyer et al. (2005). Por meio de resultados descritivos, verificou-se uma distribuição de trabalhos voltados para o setor público acompanhando as publicações gerais de GOS, tendo como principal tema abordado o planejamento, a modelagem como método mais utilizado e o setor de saúde como o mais estudado. Quanto aos resultados temáticos percebeu-se uma concentração de artigos que focam aspectos de conteúdo com perceptível destaque para as subcategorias Capacidade de Fabricação e Medida de Desempenho.
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