Estratégias de operações de serviço no setor público: um exame a partir da produção científica brasileira no período de 2004-2014

Autores

  • Diego da Guia Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Flávio Henrique Reis Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Andrew Beheregarai Finger Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0011

Palavras-chave:

Estratégia de Operações, Estratégia de operações, Operações de Serviço, operações de serviço, Operações no Setor Público, operações no setor público

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática do campo de Gestão de Operações de Serviços (GOS) no setor público, no período de 2004 a 2014, a fim de verificar as características e evolução das publicações nacionais na área. Os resultados da pesquisa foram divididos em resultados descritivos e resultados temáticos. Os descritivos buscaram responder quatro questões adaptadas do modelo proposto por Machuca et al. (2007): (A) Que variações, se houver, podem ter ocorrido no número de publicações em Operações de Serviço no setor público no decorrer dos anos? (B) Quais são os principais temas de pesquisa? (C) Que métodos são usados em pesquisas de GOS no setor público? (D) Quais são os setores de atividade mais estudados? Os resultados temáticos se basearam na classificação dos artigos segundo seu tópico focal - conteúdo ou processo - conforme apresentado por Dangayach e Deshmukh (2001) e Boyer et al. (2005). Por meio de resultados descritivos, verificou-se uma distribuição de trabalhos voltados para o setor público acompanhando as publicações gerais de GOS, tendo como principal tema abordado o planejamento, a modelagem como método mais utilizado e o setor de saúde como o mais estudado. Quanto aos resultados temáticos percebeu-se uma concentração de artigos que focam aspectos de conteúdo com perceptível destaque para as subcategorias Capacidade de Fabricação e Medida de Desempenho.

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Biografia do Autor

Diego da Guia Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (2010), Especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Integrada Jacarepaguá (2012) e é mestrando no programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da UFAL. Atualmente é tutor online da Universidade Federal de Alagoas, fazendo também parte do quadro de técnicos da universidade no cargo de Assistente Administrativo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Projetos e Empreendedorismo. Desenvolveu habilidades em Finanças ao trabalhar na Caixa Econômica Federal em 2011.

Flávio Henrique Reis Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Flavio Henrique Reis Santos possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (1995) e segunda graduação em Direito (2011) também pela Universidade Federal de Alagoas. É servidor público da área de Tecnologia da Informação da UFAL com ênfase em Administração de Redes.

Andrew Beheregarai Finger, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutor em Administração pela Unisinos. Atualmente é professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, gestão de operações, sustentabilidade e responsabilidade social, marketing e gestão de instituições de ensino superior.

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Publicado

2016-06-25