Percepção de 1.101 clientes sobre negócios de apoio em supermercados
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0005Palavras-chave:
Supermercado, Supermercado. Experiência de Compra. Administração de Negócios de Apoio., Experiência de Compra, Administração de Negócios de ApoioResumo
Nas idas aos supermercados os clientes estão se deparando com diversos comércios e serviços anexos. Esses podem ser chamados de Negócios de Apoio. Este artigo verifica como os clientes de uma rede supermercadista catarinense percebem esses negócios. O arcabouço teórico é formado por estudos científicos e revistas especializadas, e a contundência das evidências emerge de uma pesquisa empírica com um questionário aplicado em 1.101 clientes dessa rede. Esses foram aplicados pelos pesquisadores nos supermercados das cidades catarinenses de São José, Criciúma, Palhoça, Blumenau e Joinville. Evidenciou-se preferências, necessidades e opiniões dos clientes sobre a existência dos negócios de apoio. Assim, este estudo de cunho teórico-empírico contribui de forma prática ao propor ações para administração dos negócios de apoio instalados nos supermercados a partir das percepções dos clientes. Esta pesquisa evidencia que o cliente pode ter sua experiência de compra ampliada nas suas idas ao supermercado.
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