Percepção de 1.101 clientes sobre negócios de apoio em supermercados

Autores

  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Leandro Medeiros Elias Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Tubarão
  • Simone Sehnem Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0005

Palavras-chave:

Supermercado, Supermercado. Experiência de Compra. Administração de Negócios de Apoio., Experiência de Compra, Administração de Negócios de Apoio

Resumo

Nas idas aos supermercados os clientes estão se deparando com diversos comércios e serviços anexos. Esses podem ser chamados de Negócios de Apoio. Este artigo verifica como os clientes de uma rede supermercadista catarinense percebem esses negócios. O arcabouço teórico é formado por estudos científicos e revistas especializadas, e a contundência das evidências emerge de uma pesquisa empírica com um questionário aplicado em 1.101 clientes dessa rede. Esses foram aplicados pelos pesquisadores nos supermercados das cidades catarinenses de São José, Criciúma, Palhoça, Blumenau e Joinville. Evidenciou-se preferências, necessidades e opiniões dos clientes sobre a existência dos negócios de apoio. Assim, este estudo de cunho teórico-empírico contribui de forma prática ao propor ações para administração dos negócios de apoio instalados nos supermercados a partir das percepções dos clientes. Esta pesquisa evidencia que o cliente pode ter sua experiência de compra ampliada nas suas idas ao supermercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Jacir Leonir Casagrande é Doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ? PPGEP/ UFSC (2002). Mestre em Ciências Sociais (Sociologia Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque/SC (1983). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina com alocação integral no Programa de Pós-Graduação em Administração ? PPGA/UNISUL . Atua como docente nas seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Seminário de Projetos de Dissertação, Teoria Organizacional, Sociologia, Ciência e Pesquisa e Cenários Futuros. É líder do Núcleo de Pesquisa em Humanidades ? NUPEH/UNISUL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação Social do PPGA/UNISUL. Coordenador do Programa de Pós-Graduação(Mestrado) em Administração da UNISUL (2013 - ...)

Leandro Medeiros Elias, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Tubarão

Graduado em Administração pela Faculdade Energia de Administração e Negócios - FEAN (2009); Especialista em Gestão de Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2012); Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2014). Ocupa o cargo de Administrador no Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Atua também como professor no ensino presencial e a distância, em cursos Técnicos, de Graduação, e de Pós Graduação. Ministra disciplinas de Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Logística, Gestão e Ferramentas da Qualidade, Administração e Logística da Produção, Especificação de Materiais para Licitações Públicas, e Negócios de Apoio em Supermercados.

Simone Sehnem, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutorado em Administração e Turismo pela Univali/SC (2011). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduação em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (2005) e graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Atua como Professora e Pesquisadora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no Doutorado Acadêmico em Administração e no Mestrado Profissional em Administração no qual desenvolve estudos nas Linhas de Pesquisa Sustentabilidade em Organizações e Competitividade do Agronegócio. Ministra as disciplinas: Organizações e Sustentabilidade, Sustentabilidade em Organizações, Pesquisa em Sustentabilidade e Empreendedorismo. Os interesses de pesquisa são: gestão da cadeia de suprimentos sustentáveis, sustentabilidade como fator estratégico, operações sustentáveis, economia circular e educação para a sustentabilidade. A pesquisa e a produção técnica e tecnológica estão focadas em aspectos ambientais de organizações e gestão estratégica para a sustentabilidade. Ministra aulas em cursos de pós-graduação lato sensu na área de Metodologia da Pesquisa, Gestão Ambiental, Aspectos Ambientais no Agronegócio, Indicadores de Desempenho Ambiental em Organizações, Liderança sustentável e Sustentabilidade em Organizações. Além disso, possui vinculo no Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Florianópolis/SC na área de concentração Desempenho e Inovação de Organizações e ministra as disciplinas de Pesquisa Qualitativa em Administração, Inovações Sociais e Metodologia da Pesquisa.

Downloads

Publicado

2016-06-25

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade