O processo de expatriação na estratégia organizacional

Autores

  • Shalimar Gallon Faculdade Meridional
  • Elaine Di Diego Antunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0004

Palavras-chave:

Expatriação, Gestão de Recursos Humanos Estratégico, Internacionalização, Repatriação

Resumo

A interação entre as multinacionais, a matriz e as práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem sido um desafio para as organizações, pois, embora os estudos na área de internacionalização de GRH com ênfase na expatriação e na estratégia organizacional tenha aumentado, estes não têm abordado fatores estratégicos fundamentais para a implementação da estratégia organizacional. Apesar de existirem modelos de internacionalização, poucos são os que consideram a expatriação com um processo importante na condução na internacionalização da empresa. A expatriação está relacionada com o negócio da empresa e não somente com a GRH. Dependendo dos objetivos da empresa, o conceito de expatriado pode ser entendido de diversas maneiras. Os diversos conceitos das missões internacionais se caracterizam em função do trabalho a ser desempenhado, da duração e da quantidade de viagens realizadas na missão. Essa diversidade surge como uma demanda para englobar um processo que vem tomando uma dimensão mais ampla em função da sua importância para as estratégias internacionais das empresas. Para tanto, esse estudo teórico busca abordar a expatriação mais do que uma prática de GRH, sendo, portanto, um processo ligado à estratégia internacional da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shalimar Gallon, Faculdade Meridional

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado (2011) e doutorado (2015) em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). A sua tese teve voto de louvor por todos os membros da banca. Atualmente é professora e pesquisadora da Pós- Graduação em Administração na área de Estudos Organizacionais Contemporâneos na Business School da IMED. Tem interesse pelo tema de Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas Estratégica; Gestão de Pessoas Internacional; Expatriação; Internacionalização; e Estratégia de Internacionalização. Já participou de cinco projetos de pesquisa, sendo o atual em Gestão de Pessoas Estratégica no Contexto Internacional financiado pelo CNPQ. Possui 20 artigos completos publicados em periódicos; um capítulo de livro; 14 trabalhos completos publicados em anais de congressos; e três resumos publicados em anais de congressos. 

Elaine Di Diego Antunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Concluiu graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professor Associado nível IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, lecionando, orientando e pesquisando principalmente os seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão internacional de Recursos Humanos e Metodologia de Pesquisa e Ensino na Administração.

Downloads

Publicado

2016-06-25