Estratégias competitivas: uma análise crítica do modelo dicotômico de Porter e sua evolução

Autores

  • Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho Pontifícia Universidade Católica
  • Erica Bahiense de Albuquerque e Cunha Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0008

Palavras-chave:

Porter, Estratégias Competitivas, Estratégia Adaptativa

Resumo

Nesse ensaio, debatemos o posicionamento competitivo à luz da tipologia de estratégias genéricas de Michael Porter (1980). Apesar da grande penetração do modelo de Porter nos meios empresariais e acadêmicos, questionamos sua rigidez em uma categorização dicotômica e discreta de duas possibilidades de posicionamento estratégico: liderança em baixo custo ou em diferenciação (porém não ambos). Argumentamos, baseados em exemplos do cotidiano, premissas teóricas e testes empíricos do modelo, que a combinação das estratégias é não só válida como desejável, e parece ser a tendência encontrada nos estudos mais recentes. Exploramos também o conceito da estratégia concebida por Porter como meio-termo (stuck in the middle), procurando desfazer a confusão que a falta de precisão do termo gerou entre acadêmicos por algum tempo. Introduzimos também as ideias de Reeves e Deimler (2011), de uma nova fonte da vantagem competitiva que se origina da capacidade das organizações se adaptarem e de serem muito boas em aprender a fazer coisas novas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho, Pontifícia Universidade Católica

Possui graduação em Abi - Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1991) e mestrado em Master of Business Administration pela University of Manchester(2004). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Erica Bahiense de Albuquerque e Cunha, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Possui graduação em Administração pelo Grupo IBMEC(2007), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2009) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2014). Atualmente é ADMINISTRADOR do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Tem experiência na área de Administração.

Downloads

Publicado

2015-11-04