Estratégias competitivas: uma análise crítica do modelo dicotômico de Porter e sua evolução
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0008Palavras-chave:
Porter, Estratégias Competitivas, Estratégia AdaptativaResumo
Nesse ensaio, debatemos o posicionamento competitivo à luz da tipologia de estratégias genéricas de Michael Porter (1980). Apesar da grande penetração do modelo de Porter nos meios empresariais e acadêmicos, questionamos sua rigidez em uma categorização dicotômica e discreta de duas possibilidades de posicionamento estratégico: liderança em baixo custo ou em diferenciação (porém não ambos). Argumentamos, baseados em exemplos do cotidiano, premissas teóricas e testes empíricos do modelo, que a combinação das estratégias é não só válida como desejável, e parece ser a tendência encontrada nos estudos mais recentes. Exploramos também o conceito da estratégia concebida por Porter como meio-termo (stuck in the middle), procurando desfazer a confusão que a falta de precisão do termo gerou entre acadêmicos por algum tempo. Introduzimos também as ideias de Reeves e Deimler (2011), de uma nova fonte da vantagem competitiva que se origina da capacidade das organizações se adaptarem e de serem muito boas em aprender a fazer coisas novas.Downloads
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