O efeito do sorriso do vendedor sobre a confiança inicial do cliente

Autores

  • Alissa Bilhar Faculdade Meridional
  • Verônica Paludo Bressan Faculdade Meridional
  • Kenny Basso Faculdade Meridional
  • Vitor Francisco Dalla Corte Faculdade Meridional

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0002

Palavras-chave:

Confiança, Sorriso, Relação Interpessoal

Resumo

Sob o intuito de avaliar se o comportamento dos vendedores pode causar influências nas atitudes dos clientes, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o efeito do sorriso do vendedor de uma empresa sobre a confiança inicial do cliente. Para atingir este objetivo, serão discutidos os conceitos teóricos que dão base para a construção deste trabalho, quais sejam: influência interpessoal, comunicação, comunicação não verbal, sorriso e confiança. Foi realizada uma pesquisa causal, quantitativa, com 114 casos. Os resultados obtidos nesta pesquisa permitem concluir que aqueles sujeitos expostos ao sorriso verdadeiro demonstraram ter uma confiança inicial no vendedor maior se comparado aos sujeitos expostos ao sorriso neutro ou ao sorriso falso. O estudo apresenta relevantes contribuições acadêmicas, ao passo em que contribui para a análise das alterações na confiança associadas a diferentes formas de comunicação não verbal, dentre elas, as formas de sorriso. Do ponto de vista gerencial, a pesquisa também apresenta contribuições, no momento em que as empresas possam conhecer e compreender o impacto do sorriso dos seus vendedores nos clientes, fazendo com que este possa ser usado como uma importante ferramenta estratégica para qualificar o relacionamento com os clientes.

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Biografia do Autor

Alissa Bilhar, Faculdade Meridional

Possui graduação em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2014).

Verônica Paludo Bressan, Faculdade Meridional

Possui graduação em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2013). Mestranda pelo PPG da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED. Atualmente é coordenadora do Departamento de Desenvolvimento de Produto da Faculdade Meridional - IMED.

Kenny Basso, Faculdade Meridional

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2006), Mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor e pesquisador de Marketing no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED (PPGA/EA/IMED). Atua também como coordenador do PPGA/EA/IMED. Tem experiência na área de Marketing e Comportamento do Consumidor. Autor de artigos publicados em periódicos internacionais como The Journal of Services Marketing, Journal of Retailing and Consumer Services, International Journal of Bank Marketing e Journal of Product & Brand Management e nacionais como RAUSP, RAE e REMark. Atua com pesquisas na área de comportamento do consumidor, marketing de serviços e varejo. Especificamente trabalha temas como confiança, violação e recuperação da confiança, influências ambientais do varejo no comportamento de consumo e persuasão.

Vitor Francisco Dalla Corte, Faculdade Meridional

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getulio Vargas - FGV (2004), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Doutorado em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Realizou estágio de doutorado na Universidade de Wisconsin, EUA (2013). Atualmente é professor do Mestrado Acadêmico em Administração e Graduação da Faculdade Meridional - IMED/RS. Tem experiência na área de Economia Aplicada, Agronegócios e em temas relacionados a gestão e estratégia empresarial.

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Publicado

2015-11-04