A cooperação como fortalecimento da cadeia produtiva de soja: uma análise na coopergrãos no município de Nova Andradina (MS)

Autores

  • Fabiano Greter Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Josiane Mendes de Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aline Juliana da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0015

Palavras-chave:

Agronegócio, Armazenagem, Cenário, Cooperativismo, Produção

Resumo

O trabalho enfatiza a importância da soja para a economia geral e sua presença no cotidiano das pessoas, além de abranger o surgimento e desenvolvimento da cultura dessa oleaginosa na região Centro-Oeste, mais especificamente no estado de Mato Grosso do Sul. Para fins de compreensão, analisou-se o agronegócio e a posição ocupada pelo Brasil no setor e, na sequência, restringindo-se ao cenário da soja e a composição de sua cadeia produtiva, incluindo seus devidos processos, além dos principais problemas de produção relacionados com a armazenagem dos grãos, que podem causar impacto em sua integridade e qualidade. Objetivou-se com o trabalho analisar a relevância do cooperativismo para o agronegócio do Brasil, destacando sua atuação na cadeia produtiva da soja no munícipio de Nova Andradina, estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou como método de pesquisa, um estudo de caso realizado na Cooperativa Agropecuária Regional dos Produtores de Grãos – Coopergrãos, por meio de questionário aplicado ao gestor da empresa. Como principais resultados, o trabalho apresentou a contribuição aos produtores de grãos da região do Vale do Ivinhema quanto para o fortalecimento da cadeia produtiva da soja, visando evidenciar as vantagens e colaboração para todos os indivíduos envolvidos direta ou indiretamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Administração (2005) e Especialização em Administração Financeira e Logística pela Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina - FACINAN (2007). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Atua como docente nos Cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira na Faculdade de Administração de Nova Andradina (FINAN/UNIESP), no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira e Administração de Empresas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Nova Andradina. Consultor na área de Segurança e Saúde Ocupacional e Pesquisador com ênfase na Agricultura Familiar, Assentamentos Rurais, Recursos Humanos, Gestão em Agronegócios, Logística, Desenvolvimento Local e Regional e Políticas Públicas.

Josiane Mendes de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração - UFMS

Aline Juliana da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração - UFMS

Downloads

Publicado

2015-10-14