O transporte na cadeia logística da indústria cimenteira
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0009Palavras-chave:
Rede de Transporte, Eficiência no Transporte, Infraestrutura Logística no BrasilResumo
O consumo de cimento no Brasil cresce de ano a ano, chegando em 2012 no patamar de 69 milhões de toneladas. Sendo um produto perecível e de baixo valor agregado, o transporte é considerado um fator estratégico para a manutenção da competitividade e do mercado neste setor. Diante disso, este trabalho tem como objetivo descrever o modelo da rede de transporte da indústria cimenteira e utilizando como exemplo um estudo de caso da cimenteira Lafarge no estado do Rio de Janeiro. O artigo mostra que no Brasil, embora a indústria do cimento movimente grandes volumes de insumo e produtos acabados, sua cadeia logística depende exclusivamente do transporte rodoviário, destacando uma infraestrutura logística deficiente que não se encaixa no modelo ideal onde o uso de modos de maior capacidade, como ferroviário e o marítimo de cabotagem deveriam apresentar participação. Esta situação faz com que a eficiência neste setor dependa de soluções criativas que venham de forma a integrar as decisões estratégicas da companhia.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.