Viabilidade econômica e simulação de monte carlo da produção de biodiesel de resíduos de soja

Autores

  • Humberto Santiago Pazzini Universidade Federal Fluminense
  • Aurélio Lamare Soares Murta Universidade Federal Fluminense
  • Cristina Kurtz Motta Universidade Federal Fluminense
  • Danyelle Stringari Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0005

Palavras-chave:

Viabilidade Econômica, Simulação de Risco, Porto de Paranaguá, Resíduos de Soja, Biodiesel

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de viabilidade financeira, complementada por simulações de risco da implantação e da operação de uma usina produtora de biodiesel, a partir de resíduos de soja do Porto de Paranaguá, visando suprir parte da demanda por combustíveis e, consequentemente, reduzir problemas e desperdícios ocasionados pelo descarte inadequado desta oleaginosa. A análise financeira foi realizada mediante os métodos tradicionais de avaliação de investimentos; para análise de risco, utilizou-se a técnica de simulação de Monte Carlo. A taxa mínima de atratividade (TMA) considerada no estudo de caso foi de 7,25% ao ano. A partir da análise financeira, estima-se a obtenção dos seguintes resultados: payback no 5º ano; valor presente líquido (VPL) de R$ 1.089.537,56 e taxa de retorno interna (TIR) de 27% ao ano. O resultado das simulações indicou para a variável de saída (VPL) valor médio de R$ 296.303,13. Como resultado final, a simulação mostra que haveria 18,8% de chances de o investimento não oferecer o retorno mínimo esperado pelo empresário, dependendo da situação adotada. Ressalta-se a importância das técnicas de simulação na geração de informações imprescindíveis para a tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Santiago Pazzini, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2009), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (2013) e especialização em Gestão pública pela Universidade Federal de São João Del Rei (2014). Pertence ao quadro de servidores do Ministério Público da União. Desenvolve artigos nas áreas de gestão pública e socioambiental, gerenciamento de resíduos e viabilidade econômico-financeira.

Aurélio Lamare Soares Murta, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Fundação Percival Farquhar - Univale (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2003), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ (2008), Pós-doutorado em Planejamento Energético e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPE/COPPE/UFRJ (em curso). Atualmente é Professor do Mestrado em Administração e da Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense - UFF, do MBA em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos da UFF - LOGEMP (o qual também atua como subcoordenador), do MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação da UFF - CASI (o qual também atua como subcoordenador) e Pesquisador convidado do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais - IVIG/COPPE/UFRJ. Possui experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Operação Logística. Também possui experiência em Gerenciamento de Projetos de Licenciamento Ambiental, Uso de biocombustíveis para aplicação em transportes, Geração de energia (biodiesel e etanol) e Reaproveitamento de Resíduos.

Cristina Kurtz Motta, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Direito pela Universidade Candido Mendes(2004) e mestrado em Administracao pela Universidade Federal Fluminense(2014). Tem experiência na área de Ciências Ambientais.

Danyelle Stringari, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000), Mestrado em Ciências Biológicas pela UFPR (2004), Doutorado em Genética pela UFPR (2009) e Pós-Doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPE/COPPE/UFRJ (em curso). É professora Adjunta do Departamento de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranaguá. É Assessora de Pós-Graduação do Campus Paranaguá e Diretora-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da FAFIPAR/UNESPAR (FUNESPAR). Coordena e participa de projetos na área de Genética e Microbiologia com ênfase em Microbiologia Ambiental e em Genética Molecular de Microrganismos. É Diretora Acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Paraná (CEPED-PR) e é membro titular do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná (CEPRODEC). Coordena e participa de projetos ambientais envolvendo riscos tecnológicos na área portuária e é membro do Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade (CIRPs).

Downloads

Publicado

2015-10-14